Bem estar

Publicado: Terça-feira, 27 de maio de 2008

VII Encontro Brasileiro de Danças Circulares

O VII Encontro Brasileiro de Danças Circulares ...Sagradas reuniu em 2008 cerca de 200 pessoas de todo o Brasil, no Hotel Rancho Silvestre (Embu das Artes-SP), entre os dias 21 e 25 de maio.
 
Celebrado há sete anos no feriado de Corpus Christi, o encontro proporciona aos participantes vários cursos de danças circulares com profissionais de diversas origens e experiências, além de palestras e trocas sobre este trabalho que vem se espalhando pelo mundo, com grande destaque no Brasil.
 
O Encontro é organizado por três amigas – Renata C. Lima Ramos, Sonia Yamashita e Andrea Leoncini - que consideram a Dança Circular Sagrada um trabalho de transformação do ser humano. As três são focalizadoras de Danças Circulares, sendo Renata uma das pioneiras desse trabalho no Brasil.
 
Este ano, o tema do encontro foi “Compreendendo os Ciclos”, celebrando a chegada ao sétimo ano, que marca o final de um ciclo e o início de outro. O evento comemorou também o centenário de nascimento (19 de setembro de 1908) de Bernhard Wosien, pai das Danças Circulares Sagradas.
 
O VII Encontro Brasileiro de Danças Circulares...Sagradas trouxe ao Brasil dois convidados especiais que ministraram cursos de dança, reunindo tradições do Hemisfério Norte e do Sul: Peter Vallance, residente em Findhorn (Escócia) e Kaka Wera, índio brasileiro da tradição tupi-guarani. Peter focalizou danças sagradas da Índia e Kaka ensinou danças indígenas, trazendo a força da natureza para dentro da roda. Andréa Leoncini - educadora, assistente social e psicodramatista - ministrou o terceiro curso: “Danças D’ Acolá”, que reuniu um repertório de músicas brasileiras, armênias e portuguesas.
 
Outras atividades, apresentações e oficinas também fizeram parte deste sétimo encontro:
- Apresentação de um grupo japonês
- Oficina de Tsurus para a Paz
- Vivência de ritmo individual e grupal, com Charles William, participante do núcleo pedagógico Barbatuques
- Curso de introdução à Roda para iniciantes, com Renata Ramos e Sonia Yamashita
- Oficina de canto “E a Alma Canta!”, com Paula Cardoso Mourão
- Relatos e painéis sobre a Dança Circular Sagrada aplicada na saúde, educação e empresas.
- Relato de trabalho: Dança Circular Sagrada e a Foto Kirlian
 
Todas as noites seguiram com o grande baile, trazendo músicas de todas as culturas e partes do mundo, focalizadas por pessoas com as mais diferentes experiências em Dança Circular Sagrada. Na última noite, o grupo dançou com música ao vivo, sob a regência de Paulo Henrique Costa.
 
O fechamento do encontro contou com a presença da inglesa Anahata e Patrícia Tolentino, que focalizaram Danças pela Paz Universal.
 
Quem esteve lá, certamente não se arrependeu e já conta os dias para o próximo encontro de 2009.

Leia também:
>> Na Dança Circular Sagrada, por Deborah Dubner
Comentários