Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Itu plantou cerca de 30.550 mudas em 60 minutos

O ousado projeto teve o envolvimento de toda a cidade.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Itu plantou cerca de 30.550 mudas em 60 minutos
Milhares de pessoas participaram do plantio em Itu
Confira mais vídeos!

O projeto “Itu pela Vida – Plante Essa Idéia” aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/02) com a meta de plantar 25 mil mudas de árvores em até 60 minutos. Mas o resultado foi além, segundo dados fornecidos pela Prefeitura, idealizadora do projeto: foram plantadas 30.550 mudas, sendo 14.500 no Pirapitingui e 16.050 no terreno próximo ao Quartel. A iniciativa da prefeitura contou com o apoio de empresas, associações e escolas.
 
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, esta data foi escolhida em virtude de ser este um período de chuvas e, conseqüentemente, as  mudas plantadas terão irrigação constante, principalmente nas primeiras semanas após o plantio. Nos meses subseqüentes ao plantio haverá cuidado especial para a continuidade da irrigação e outras medidas necessárias. Além do fator climático, outro motivo que pesou na escolha da data foi a volta às aulas, que possibilitou o engajamento de crianças e adolescentes de toda a cidade.
 
De acordo com os idealizadores, além da quebra de um recorde mundial estipulado pelo Guinness Book, a iniciativa terá um impacto positivo no meio ambiente com a redução de 1,1 mil toneladas ao ano de gás carbônico na atmosfera. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu calcula que cada hectare plantado resultará no chamado seqüestro de 100 toneladas de carbono anualmente.
 
 
Locais de plantio
 
O mega-plantio foi realizado em duas localidades do município:
 
- uma área de aproximadamente 7 hectares próxima ao “Regimento Deodoro” (Quartel de Itu), onde se planejava o plantio de 15 mil mudas. O terreno faz parte de uma área que poderá ser utilizada futuramente para a construção de um parque ecológico, um projeto do governo municipal.
 
- uma área formada por quase 4 hectares, às margens do córrego Tapera Grande, junto ao Camping Carrion, na Vila Martins, região do Pirapitingui. A expectativa era de plantar 10 mil mudas nesse local.
 
Para o mega plantio, ambas as áreas receberam toda a infra-estrutura agronômica e florestal com capina, poda, adubação, colocação de calcário, feitura dos berçários, linhas de plantio com 3 metros entre uma e outra e 1,5 metro entre as covas. No dia do plantio, as mudas, de 60 centímetros cada, já estavam perfiladas ao lado de cada uma das 25 mil covas.
 
 
Voluntários e organização
 
O ousado projeto reuniu quase 10 mil voluntários, quantidade mais do que suficiente para tentar bater o recorde mundial, atualmente pleiteado também pela cidade de Barueri, na Grande São Paulo, que no último mês de dezembro efetuou o plantio de 18,9 mil mudas em uma hora. Escolas, clubes de serviço, ongs, entidades e associações de educação e meio ambiente participaram do plantio, mostrando disposição e compromisso. 

O portal itu.com.br e a Ong 5 elementos organizaram um grupo com cerca de 50 pessoas. Dentre os voluntários e amigos, participaram também integrantes do Coletivos Jovens, Caminho das Águas, INEVAT, Instituto Aruanã, UNEI (União Negros de Itu) e CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro).
 
A coordenação dos trabalhos em Itu ficou a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com participação de todas as demais secretarias e departamentos da Prefeitura ituana. Uma organizada estrutura de apoio garantiu o sucesso do evento. O projeto contou também com a parceria do Instituto Brasil Ambiente, através de seu presidente Sabetai Calderoni, e também do Comitê de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da BPW Internacional, por meio de sua presidente Yara Blochtein. Além disso, diversas empresas de Itu e região apoiaram e patrocinaram o mega evento verde.
 
O plantio foi auditado por representantes de ONGs (Organizações Não-Governamentais) ambientais, inclusive do exterior.

>> Leia também: Mãos que plantam, por Deborah Dubner
Comentários