Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 10 de abril de 2008

Xamanismo: a natureza dentro de você

Conheça mais sobre esse caminho do coração!

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Xamanismo: a natureza dentro de você
Dentro da visão xamânica, as batidas do tambor são as batidas do coração da Mãe Terra.
Por Deborah Dubner
 
Esta reportagem pretende dar uma visão inicial do caminho Xamânico, com o intuito de ilustrar como ele pode atuar no seu cotidiano, convidando-o a honrar sua própria vida e a de todas as suas relações. Não há caminhos fechados, respostas prontas ou receitas milagrosas. Há apenas um vasto universo de possibilidades, cujo principal convite é: aprenda com a natureza e siga o caminho do seu coração.
 
O Xamanismo é, antes de tudo, uma forma de ler e viver a vida. Ele contempla uma intensa compreensão da natureza e dos relacionamentos que nós, seres humanos, podemos ter com ela. Os ensinamentos contidos no Xamanismo nascem com os povos nativos, que nutrem um profundo respeito por seus ancestrais e por todas as formas de vida. Não e por acaso que os indícios de práticas xamânicas remontem há mais de 40 mil anos. Pode-se dizer, de uma forma bem simples, que o berço do xamanismo é o momento em que o homem se percebe como parte de um todo maior, reconhecendo a sacralidade da vida e os mistérios da natureza e dos espíritos.
 
Nos últimos anos, a curiosidade pelas práticas xamânicas tem aumentado fortemente. Em parte, porque muitos já acordaram para o sentimento de vazio da alma, e intuem que ele não pode ser preenchido por ofertas sedutoras e passageiras do mundo moderno. Há também quem gosta de novas experiências, e vê no Xamanismo - conhecido também como Caminho Vermelho - a possibilidade de fazer “viagens ao mundo dos espíritos”. Quem ama a natureza também encontra nos ensinamentos xamânicos um abrigo para acalentar o corpo cinza, a mente cansada, o coração distante e o espírito esquecido.
 
O Xamanismo se encaixa em qualquer crença ou religião, pois sua principal ligação é com a Vida e seus mistérios. A Mulher Medicina Sylvie Shining Woman, que há mais de 30 anos vivencia as práticas xamânicas, mostra através de seus ensinamentos que toda vida é igual. “Não há separação entre um rio, uma flor, um relâmpago. É tudo Vida, embora cada um ressoe a sua freqüência. É importante honrar qualquer forma de vida e reconhecer toda a vida que existe a nossa volta”, convida Sylvie.
 
Rituais e Cerimônias Xamânicas
 
Os nativos americanos dizem que cada pessoa chega ao planeta com a sua própria medicina original. Ninguém mais traz esse dom específico. Cabe a cada um aprender a reconhecer e expressar esses dons ao longo da jornada pessoal. Os rituais são essenciais, na medida em que - de uma forma muito intensa - catalizam o poder pessoal de cada ser humano e ao mesmo tempo o convida a uma visão mais abrangente de seu lugar no mundo e de sua responsabilidade com o planeta. 
 
Os rituais xamânicos ajudam a trazer a consciência de que somos parte de “algo maior”, parte de uma terra viva. Como explica Shining Woman: “Desde os tempos antigos, os sábios perceberam a necessidade de criar cerimônias para amplificar momentos de profunda transformação durante o decorrer da vida. A cada mudança, os indivíduos eram inseridos em novos papéis sociais e a sua contribuição para o Todo se redefinia. Esses momentos ritualizados marcam a caminhada biológica humana.”
 
Os rituais e cerimônias xamânicas têm sido muito procurados por vários tipos de pessoas. Trazendo familiaridade ou estranheza, o seu chamado tem sido ouvido pelo mistério que convida a superar o medo do desconhecido. Na base de todos esses rituais está o respeito pela natureza e pelos ancestrais, o desejo incondicional de paz e harmonia com o planeta, o amor pela Mãe Terra e o caminho do coração. Dentre os rituais mais procurados estão as danças, saunas sagradas (Inipi), busca de visão, cantos e tambor.
 
Danças e Cantos
 
As Danças e cantos causam grande interesse às pessoas que buscam no Xamanismo um caminho de transformação. Cada dança tem uma forma diferente de se manifestar, de acordo com a linhagem e estilo do seu focalizador.
 
Essas Danças não promovem nenhuma religião, nem crenças específicas. Cada pessoa é vista como um lindo ser de luz com seu caminho único e maravilhoso. As Danças estão abertas para todos aqueles que estão em busca de inspiração para viver uma vida de alto potencial. 
 
Ao contrário das danças sociais comuns, a dança xamânica funciona como uma espécie de mantra e vibração coletiva, que gera um alto potencial energético. Para quem dança, apesar de todos os desafios de vencer a si mesmo, a colheita é sempre farta e generosa.
 
Todas essas danças são acompanhadas pelo som do tambor e pelo canto de pessoas preparadas para este ritual. A voz e o som do tambor são a sustentação da dança e seguram a energia dos dançarinos em momentos de celebração ou de dificuldade. Existem canções e danças próprias para cada cerimônia e ritual, e elas devem ser respeitadas de acordo com cada tradição.
 
O tambor é a alma da dança xamânica. Em diversas culturas de todas as partes do mundo ele está presente e é utilizado de alguma forma mística, ritual ou espiritual. Dentro da visão xamânica, as batidas do tambor são as batidas do coração da Mãe Terra. Redondos, os tambores representam também o ciclo da vida e aproximam as comunidades. Tocar tambor é, assim como dançar, uma experiência espiritual.
 
 
Comentários