Cultura

Publicado: Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Paula Souza - um homem à frente de seu tempo

Crédito: Acervo Politécnica Paula Souza - um homem à frente de seu tempo
Paula Souza deixou o Brasil ainda jovem
A Família Paula Souza
Antonio Francisco de Paula Souza era proveniente de uma família da elite cafeeira ituana que assumiu papel importante nos acontecimentos políticos engendrados no século XIX. Seu avô paterno, Francisco de Paula Souza e Mello, participara do processo de emancipação política brasileira como deputado das Cortes de Lisboa em 1821 e, com o desenrolar dos acontecimentos, tornou-se ainda membro da Assembléia Constituinte (Câmara Temporária), logo dissolvida pelo Imperador D. Pedro I em 1823. Decorridos dez anos obteve vaga no Senado, lutando pela implementação de um governo representativo; e durante o período regencial ocupou o cargo de Ministro do Império.
 
Antonio de Paula Souza, pai do fundador da Escola Politécnica, formou-se em medicina na Bélgica pela Faculdade Médica da Universidade de Louvain e teve intensa participação política durante o Império. Foi deputado provincial, deputado geral, ministro da agricultura em 1864, elaborando, inclusive, o primeiro projeto para extinguir a escravidão no Brasil. Casou-se com a D. Maria de Raphaela, filha do Barão de Piracicaba, e dessa união nasceu Antonio Francisco de Paula Souza, no dia 6 de dezembro de 1843, na fazenda do avô materno, em Itu.
 
Antonio Francisco de Paula Souza
O jovem Francisco parece ter herdado as qualificações liberais de influência européia de seu pai. Suas idéias podem ser atribuídas, em parte, a sua experiência no exterior, já que aos 15 anos mudou-se para Dresden (Alemanha) juntamente com seus tios, retornando ao Brasil três anos depois.
 
Também estudou na Polytechnikum Universidade de Zurik (Zurique, Suíça), morou em Milão (Itália) e Karlsruhe (Alemanha). Nesse meio tempo, desenvolveu seu lado político, tendo escrito o livro República Federativa do Brasil (1869), e, no mesmo ano, mudou-se para os EUA. De volta à Europa, casou-se na Suíça com Ada, com quem retornou ao Brasil.
 
Utilizou seu conhecimento técnico na direção da construção da Estrada de Ferro Ituana (Itu/Piracicaba) e da estrada de Ferro Rio Claro/São Carlos. Na segunda metade do século XIX estabeleceu-se definitivamente em Itu, dividindo o cargo de inspetor da Estrada de Ferro com atividades políticas, sobretudo republicanas, estando diretamente envolvido com a Convenção Republicana.
 
Após a Proclamação da República, foi presidente da Câmara Estadual, Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Agricultura.
 
O projeto da sua principal obra, a criação da Escola Politécnica, foi elaborado por ele, enquanto deputado estadual. A idéia era produzir tecnologia própria, e assim não depender das importações e produções externas. A Escola de Engenharia foi aprovada em 1893 e inaugurada no ano seguinte. Ao longo de 23 anos, Paula Souza esteve à frente da direção da escola que fundou. E foi preparando uma aula que faleceu, na madrugada do dia 13 de abril de 1917.

LEIA TAMBÉM
>> Ruas por onde andamos - Rua Paula Souzapor Paulo Stucchi
Comentários