Cultura

Publicado: Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ermelindo Maffei: simplesmente humano

Crédito: Arquivo Pessoal Ermelindo Maffei: simplesmente humano
Maffei, entre amigos, sempre envolvido em causas sociais
Vida e Obra
Ermelindo Maffei, exemplo de cidadania e luta pelos direitos humanos, nasceu em 26 de novembro de 1907 e faleceu em 15 de maio de 1993, em Itu. Atuou como advogado por mais de 60 anos e participou da criação de diversas entidades de classe, como os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário, da Fiação e Tecelagem, dos Metalúrgicos, das Cerâmicas e Material Elétrico de Itu e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Salto.
 
Outra importante causa defendida pelo ituano foi o resgate da vida e obra de Padre Bento Dias Pacheco, tendo ele idealizado várias iniciativas com campanhas pela Beatificação do Padre. Em 1927, publicou o artigo “Padre Bento Dias Pacheco - Um Milagre da Espécie Humana”, sendo o pioneiro na divulgação da obra do Santo de Itu. Maffei foi, sem dúvida, um dos maiores divulgadores e defensores dessa causa.
 
Maffei foi presidente da 53ª Secção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itu. Participou ativamente de entidades culturais da cidade, como a Saci, a Samur (Sociedade Amigos do Museu Republicano “Convenção de Itu”), a Acadil, o Instituto de Estudos Vale do Tietê e o Lar e Creche Mãezinha. Vítima das ditaduras brasileiras em 1935 e 1964 destacou-se na história da cidade de Itu como um dos maiores exemplos do exercício da cidadania.
 
Leia também:
> Ermelindo Maffei: simplesmente humano, por Lucas Teles Ianni 
> Um homem ousado, por Luis Fernando Del Rio
 
Comentários