Turismo

Publicado: Quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Árvore de Natal do RJ - a mais alta do Brasil

Árvore de Natal do RJ - a mais alta do Brasil
São 85 metros de altura: o equivalente a um edifício de 28 andares.
Ao que tudo indica, a Árvore de Natal que flutua na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro desde o dia 1º de dezembro é a mais alta do Brasil. Com 85 metros de altura, a 12ª edição consecutiva da árvore de Natal - patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência - tem três metros a mais do que em 2006. A nova altura corresponde à de um prédio de 28 andares.

Na  madrugada de domingo para segunda, a árvore foi rebocada da área do Corte de Cantagalo para o Centro da Lagoa, em local próximo à Curva do Calombo. Como um navio, ela ficará ancorada até o dia 26 próximo à Curva do Calombo, no Centro da Lagoa, e será acesa todas as noites a partir das 19h30m. 

No dia 27 de dezembro, a Árvore de Natal da Lagoa ficará ancorada em área vizinha ao Parque dos Patins. As datas podem ser alteradas em função das condições metereológicas. Na madrugada de 7 de Janeiro, após o Dia de Reis, como reza a tradição natalina, a Árvore será apagada definitivamente e depois desmontada.
 
Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, uma multidão estimada em 100 mil pessoas assistiu à inauguração da Árvore, a partir das 20 horas do sábado 1º de dezembro, após o concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, o Coral da Fundação Bradesco com a participação dos cantores Ivan Lins e Fafá de Belém. 
 
Os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle apresentaram a Música da Árvore, nova trilha musical do terceiro maior evento turístico da cidade, depois do carnaval e do reveillon, junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, o Coral da Fundação Bradesco e Fafá de Belém.

Números surpreendentes

A montagem do símbolo natalino, iniciada em outubro deste ano, começou com a chegada à Lagoa Rodrigo de Freitas dos 11 flutuadores em metal naval que compõem a base da Árvore. Com 12 m de comprimento, 3,4 m de altura e 2,8m de largura cada flutuador pesa entre 12 e 18 toneladas.
 
A edição 2007 utiliza sete geradores, que reunidos produzem 2.515 KVA - cinco geradores são de 480 KVA cada, um de 100 KVA, além de um gerador de serviço de 15 KVA. Este ano a Árvore de Natal está mais afinada com a preservação do meio ambiente, pois os sete geradores utilizarão a mistura mais moderna de biodiesel: o B5, que contribui para a redução das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

A potência produzida pelos sete geradores reunidos equivale à consumida em um dia por 300 casas de dois quartos, com todos os confortos da vida moderna, como forno de microondas, ar condicionado e freezer. A energia proporcionada pelos sete geradores durante 30 dias é equivalente à utilizada para abastecer uma cidade de médio porte de 300 mil habitantes durante uma semana. Saiba mais!

Guiness
 
O título de maior árvore flutuante do mundo já pertence à Árvore Bradesco, homologado pelo Guiness, em 1999, quando ela ainda media 76 metros. Até o Natal, O Livro dos Guiness fará uma nova certificação para o símbolo natalino flutuante carioca.

Doze anos de história
 
Nascida em 1995, de uma idéia rabiscada em um guardanapo de papel pelo empresário Roberto Medina, numa reunião com a presidência do Banco Bradesco, a Árvorecomeçou sua trajetória no Natal daquele mesmo ano, com 48 metros de altura. Foi crescendo a cada edição até alcançar 82 metros, em 2001, tamanho mantido até 2006. Quando completou 10 anos, o símbolo natalino flutuante ganhou um balé de águas.

Agora, a 12ª edição consecutiva da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, com 2,8 milhões de microlâmpadas, tem como tema Um símbolo de esperança, representado por vitrais inspirados nas catedrais brasileiras. A criação é do cenógrafo Abel Gomes, o mesmo que assinou a apresentação que conquistou o PAN  para o Rio de Janeiro, em 2007.
 
Terceiro mais importante evento do calendário oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, a Árvore da Bradesco pesa 530 toneladas em base de 810 m², composta de 11 flutuadores que funcionam como um navio.

Comentários