Cultura

Publicado: Quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Rodrigo e Libérios, um conjunto campeão em Itu

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Rodrigo e Libérios, um conjunto campeão em Itu
Rodrigo e o cavalo Libérios
O jovem de Itu, Rodrigo Meseguer Cardoso, 17 anos, compete desde 1997 em provas de Salto. Nesses dez anos, o cavaleiro conquistou importantes títulos e sagrou-se Bi-Campeão Paulista Junior, Bi-Campeão Brasileiro por equipes, Campeão Paulista Juvenil, Campeão Brasileiro Mirim, Campeão Sul-Americano por equipes e medalhista de bronze no Campeonato Sul-Americano individual.
 
Desde criança, Rodrigo era apaixonado por cavalos. “Eu vim morar em Itu com 5 anos de idade, e desde então, sempre pratiquei esportes a cavalo. No começo, eu praticava provas Western [estilo de montaria em que o cavalo não salta], principalmente tambor, e aos 8 anos, comecei a saltar”, conta Rodrigo.
 
Rodrigo compete com o cavalo Libérios, de 8 anos, desde 2006. A dupla treina seis vezes por semana, mas o salto é feito apenas em dois dias. Segundo o treinador do conjunto, Artemos de Almeida, além dos saltos o cavalo passa por um trabalho de adestramento. “É preciso que o cavaleiro tenha o controle do animal”, explica Artemos.
 
Em 2006, Rodrigo ficou em primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), na categoria Junior. O resultado é a soma dos pontos conquistados nas competições durante todo o ano.
Comentários