Esportes

Publicado: Terça-feira, 7 de agosto de 2007

CCE - Concurso Completo de Equitação

No CCE (Concurso Completo de Equitação), o cavalo e o cavaleiro têm apenas três dias para mostrar a elegância e a precisão do adestramento, a coragem e o preparo físico na prova de cross-country e a flexibilidade na prova de salto com obstáculos. 
 
No primeiro dia, desenvolve-se uma prova de adestramento que exige do conjunto a execução de exercícios em perfeita harmonia, como uma prova de submissão e habilidade, na qual o conjunto executa uma seqüência pré-estabelecida de movimentos. 
 
No segundo dia, desenvolve-se o "cross-country", uma prova que exige muito preparo físico e resistência. Essa prova é dividida em quatro etapas: 
 
> Na etapa 1, o cavalo trota de 20 a 30 minutos, para aquecer seu animal.
 
> Sem intervalo, inicia-se a etapa B, ou prova de fundo, também denominada "steeple-chase", onde o animal salta de 6 a 8 obstáculos em uma velocidade bem elevada. 
 
> Na etapa C, que dura de 40 a 50 minutos, o conjunto percorre um percurso, entretanto, o objetivo é de descansar e recuperar o animal. E por esta razão, há equipes de apoio veterinário que irão avaliar o estado do animal. O cavalo poderá receber nesta fase, água, ducha, massagens, e um característico "check up".
 
> Na última etapa, a etapa D (ponto mais alto da competição do segundo dia), há cerca de 35 obstáculos rústicos e naturais espalhados em um campo aberto, onde o conjunto deverá mostrar toda sua coragem e franqueza saltando-os. 
 
No terceiro dia, o conjunto se submeterá a mais uma prova, porém de um modo mais clássico, em um picadeiro, como em provas de saltos tradicionais, havendo é claro, as particularidades do CCE. O conjunto deve mostrar ao público sua habilidade e flexibilidade nos 10 obstáculos.

Nos Jogos Pan Americanos de 2007, que aconteceram no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou bronze no Concurso Completo de Equitação por equipe.
Comentários