Esportes

Publicado: Segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Adestramento

O adestramento é uma das três modalidades eqüestres olímpicas regulada pela Federação Eqüestre Internacional (FEI). No adestramento, o conjunto deve efetuar determinados movimentos, tendo como objetivo obter a maior pontuação possível.
 
O julgamento na prova de adestramento é subjetivo. Os juízes julgam a reprise de cada conjunto dando notas de 1 a 10 de acordo com cada figura feita. Os juízes recebem treinamento específico e tem seu nível de atuação de acordo com o número de horas julgadas e com o grau de atualização, via participação de treinamentos.
 
Existem várias séries de acordo com o nível de dificuldade das figuras. A mais fácil, para iniciantes, é a elementar. Depois segue a seguinte ordem: preliminar, média I, média II, forte e GP Internacional.
 
Alguns exemplos de figuras exigidas de acordo com os níveis são: galope alongado, passo livre, mudança de galope simples, mudança de galope a tempo, pirueta, espádua para dentro, travers, renvers, passage e piaffe.
 
Geralmente o treinamento de um cavalo de adestramento começa aos 4 anos de idade, chegando ao seu ponto máximo entre 12 e 16 anos.
 
Animais que atingem tal nível de treinamento devem dar a impressão de "flutuar" pela pista sem o auxílio do seu cavaleiro, com os movimentos mais complexos realizados sem esforço aparente. Por isso, a modalidade é muitas vezes conhecida como "Ballet Eqüino".
 
Nos Jogos Pan Americanos de 2007, que aconteceram no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou bronze no Adestramento por equipe.
Comentários