Esportes

Publicado: Quinta-feira, 12 de julho de 2007

Esportes a Cavalo

Bulldogging

Dois cavaleiros partem atrás de um boi. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que ele não fuja da esquerda. O cavaleiro, que fica do lado contrário, salta do cavalo em movimento em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando seu pescoço no chão. Vence quem fizer o trabalho no menor tempo.

O esporte exige técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros na hora de descerem do cavalo e derrubarem o boi marcam essa prova, que tem algumas semelhanças com o Laço em Dupla.
 
O cavaleiro é desclassificado quando desce do outro lado do boi; e se o boi, quando derrubado, cai do lado contrário ao do cavaleiro.

 
Corrida

As corridas do Quarto de Milha são disputadas nas seguintes distâncias: 228m, 275m, 301m, 320m, 320m, 365m, 402m e 503m. Por ser o cavalo imbatível nessas distâncias, originou-se o nome da Raça Quarto de Milha (402 mts = 1/4 de milha).
 
Criar animais Quarto de Milha de corrida é também um grande investimento, já que as premiações distribuídas, em um único ano, ultrapassam mais de 1 milhão de dólares.

 
Enduro Eqüestre

É uma modalidade esportiva na qual o cavalo e o cavaleiro devem percorrer uma trilha com obstáculos naturais demarcada, em um tempo pré-determinado, ou em velocidade livre. Vence a prova a dupla que chegar no final com o menor tempo, ou no tempo mais próximo do ideal, dependendo do tipo de regulamento utilizado.
 
A cada etapa da prova, os cavalos são rigorosamente examinados por veterinários que se instalam nos vet checks (postos de checagem veterinária). O competidor só receberá autorização de re-largada se o animal estiver dentro da normalidade de saúde fixada pelo regulamento.
 
O enduro eqüestre é dividido em duas modalidades: livre e limitada, que são divididas entre categorias Jovem, Young Rider e Adulto. As distancias percorridas variam de 20 a 160km por dia.

 
Laço de Bezerro

O cavalo e cavaleiro ficam no brete para dar vantagem à largada do bezerro. Quando o bezerro é solto, o cavalo deve correr em sua direção, e o cavaleiro deve se posicionar onde ele possa laçá-lo. O laçador, então, joga seu laço e quando o bezerro é pego, o cavalo pára rapidamente.

Enquanto o cavaleiro desmonta e derruba o bezerro para amarrar três de suas pernas juntas, o cavalo deve se manter parado e quieto e manter a corda esticada. (No passado, o propósito de se amarrar as pernas do bezerro, era para ele ser medicado, curado sem dar coice no Cowboy ou machucar a si mesmo).

Laço de Bezerro é julgado se várias maneiras:
> calma do cavalo no brete;
> corrida do cavalo para alcançar o bezerro levando em conta sua velocidade e posicionamento;
> parada do cavalo;
> trabalho do cavalo no final da laçada, mantendo a corda esticada sem arrastar o bezerro.
 
A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

 
Laço em dupla - Team Roping

O esporte é praticado em dupla - dois cavaleiros. Uma laça a cabeça e outro o pé. O cavalo é julgado quanto sua calma dentro do brete; a rapidez que parte em direção ao garrote seguindo-o; sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionamento; e sua habilidade de parar reto, apertando a corda esticada depois que laçar.
 
É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo de dois minutos. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

 
Team Penning

Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e então colocá-las em um curral do lado oposto da arena em no máximo 90 segundos. O tempo começa a ser contado, quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida e termina quando o gado estiver dentro do curral.
 
Os cavaleiros devem separar o gado designado a eles. Todo o gado, exceto aqueles que estão sendo encurralados, devem ser mantidos do outro lado da linha que está o resto do gado quando o tempo for pedido, senão o time será desclassifica
Comentários