Esportes

Publicado: Quarta-feira, 27 de junho de 2007

As disputas do Rádio Controle

As disputas do Rádio Controle
Aeromodelismo a jato, uma experiência à 500 km/h
Acrobacia
O aeromodelo que é aerodinamicamente manobrado por áreas de controle em posição, direção e altitude por um piloto no solo usando rádio-controle.

A acrobacia radio-controlada é uma atividade muito praticada pelos aeromodelistas adeptos do comando pelo rádio e que utilizam modelos motorizados.

Por isso é normal ver estes modelos fazendo loops, spins, oitos ou outras figuras graciosas, que fazem as delícias dos seus operadores e também dos espectadores Para se chegar a ser um bom piloto de Acrobacia é indispensável treino e método.

Planadores

De todas as modalidades aeromodelísticas com rádio controle, a dos planadores é na sua essência a mais simples. O aeromodelista iniciado encontra nos planadores excelentes aspectos para a sua iniciação no vôo rádio controlado. Os amantes deste tipo de vôo à vela usufruem de ampla comunhão com a natureza, beneficiado de uma atividade serena e relaxante, numa tentativa de simular o vôo das grande aves. Devido a inexistência de motor no planador, todo o voo terá de ter como objetivos o aproveitamento dos efeitos da deslocação das massas de ar (vento), em regimes orográficos ou térmicos.

Existem atualmente dois grandes grupos de modalidades regulamentadas oficialmente praticadas em condições distintas: Encostas (aproveitando os efeitos orográficos) e Planícies (explorando efeitos térmicos).

Helicóptero

Os helicópteros possuem a vantagem de não exigirem grandes espaços para poderem voar e embora pareça, à primeira vista, que são máquinas com possibilidades limitadas, eles podem executar diversas manobras acrobáticas entre as quais se contam os oitos horizontais, a cartola, os loopings e o tonneuax.

Pylon Racers
São aeromodelos nos quais a energia de propulsão é provida por um motor a pistão e a sustentação é obtida por meio de forças aerodinâmicas atuando sobre superfícies sustentadores, as quais, exceto as áreas de controle, deverão permanecer fixas durante o vôo.


Escala
Um modelo em escala é a réplica de uma aeronave mais pesada que o ar, de asa fixa, capaz de carregar uma pessoa.

O objetivo da prova de escala é recriar a exata aparência e realismo de toda a aeronave e melhor adequação para cada classe aeromodelística. Isto deverá ser aplicado igualmente para julgamento estético e performance em vôo.

Jato
O aeromodelo à jato é considerado um destaque dentro do aeromodelismo. Esse avião é perfeitamente igual ao verdadeiro, só que em menor escala. O jato é envolvido por uma grande tecnologia, contendo um pequeno processador à bordo para gerenciamento da turbina e também um rádio com alto grau de sofisticação, capaz de interpretar todas as mensagens que são passadas por terra.

Outro fator curioso que exige do piloto muita perícia de vôo, deve-se ao fato de que no momento da decolagem o equipamento pode chegar a pesar perto dos 14Kg, podendo alcançar uma velocidade de até 500 Km/h se tornando bastante perigoso.
Comentários