Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Volume de chuvas em Itu no mês de novembro chega a 250 milímetros

Apesar disso, racionamento no abastecimento prossegue.

Crédito: Divulgação/Águas de Itu Volume de chuvas em Itu no mês de novembro chega a 250 milímetros
Nível da Represa do Fubaleiro subiu com as chuvas de novembro

Até a madrugada desta quarta-feira, dia 26, o volume de chuvas do mês de novembro chegou em média a 250 milímetros na cidade. No entanto, a distribuição das chuvas não é uniforme. Assim, na ETA Rancho Grande, o pluviômetro indicou precipitação de 290 mm, enquanto na do Itaim foi registrada 270 mm e a do Pirapitingui, 190 mm. Levando-se em conta a média anual, ainda há ainda um déficit de cerca de 240 mm.

Conforme explica a concessionária Águas de Itu, para normalização do sistema de abastecimento da cidade, é necessário que haja a recomposição como um todo das bacias dos mananciais, compostas pela represa principal e outras de contribuição, que alimentam a primeira.

Para se ter ideia, embora na ETA Rancho Grande tenha sido registrada a precipitação de cerca de 290 mm, sua principal fonte de captação, a represa do Fubaleiro ainda não está com sua capacidade total de reservação, estando agora com cerca de 60% dela. Por sua vez, o conjunto de represas Esperança, que alimentam o Fubaleiro, está com apenas cerca de 20% de sua capacidade de reservação.

Diante de tal situação, a Águas de Itu considera prudente a manutenção do esquema de racionamento, até que as bacias se recomponham normalmente, o que significa a recuperação integral de todas as represas. Assim, ainda está sendo feito o atendimento por caminhões-pipa em algumas localidades, em geral locais mais altos onde ainda há dificuldade de abastecimento pela rede, escolas, creches, unidades de saúde e prédios públicos, além de acamados, embora seja considerável a diminuição da demanda geral. 

Comentários