Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Visita técnica apresenta detalhes do restauro da Igreja Matriz de Itu

Etapa aborda os elementos artísticos do espaço.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Visita técnica apresenta detalhes do restauro da Igreja Matriz de Itu
Grupo acompanha trabalho de restauro na Igreja Matriz de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Durante visita técnica, realizada na manhã de 22 de outubro, o restaurador Júlio Moraes apresentou os detalhes da obra de restauro de parte dos elementos artísticos integrados da Igreja Nossa Senhora da Candelária (matriz), primeiro edifício protegido pelo IPHAN e Condephaat em Itu.

A inspeção foi organizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, pelo Museu a Céu Aberto e pela Paróquia de Nossa Senhora Candelária com o objetivo de mostrar para a comunidade e para os Conselhos Municipais relacionados todas as informações para que possam acompanhar o processo de recuperação do maior representante do barroco paulista.

A etapa atual compreende os elementos artísticos do altar-mór, capela-mór, arco do cruzeiro, altar de Nossa Senhora do Rosário, altar de São Miguel, capela do Divino Espírito Santo, capela de Nossa Senhora das Dores, capela de São Francisco, capela de Nossa Senhora da Boa Morte e capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Uma equipe de cerca de dez pessoas vem trabalhando efetivamente na obra desde agosto deste ano. Segundo Júlio Moraes, o trabalho está avançando e a etapa deverá ter fim dentro de um ano. “Nós estamos conseguindo produzir um pouco mais do que o calculado por mês”, conta o profissional.

Na visita, Júlio resumiu os serviços que estão sendo realizados no local, falando sobre as etapas, técnicas escolhidas, dados históricos e curiosidades. Também respondeu perguntas de estudantes e profissionais presentes. O restaurador ainda afirmou que todos os dados que sejam descobertos durante este processo serão passados para profissionais que possam estudá-los.

O restaurador Huides Souza Cunha, designado pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - 9ª SR, também participou da visita e garantiu que vem acompanhando e fiscalizando o andamento do restauro na igreja. “Nós estamos fazendo o melhor possível. Estamos todos bem intencionados”, afirma.

O diretor do Museu a Céu Aberto, Luiz César Corazza, assegurou que após o término do restauro deverão ocorrer na cidade cursos e projetos que ressaltem a importância cultural e histórica dos bens turísticos, para que haja disseminação deste trabalho no município.

Ainda sobre o mesmo tema, a secretária municipal de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz, contou que a Secretaria já vem realizando um trabalho experimental de educação patrimonial com alunos do Ensino Fundamental. “O importante é que a cidade se aproprie deste restauro, que tenha noção de que não é simplesmente o restauro de um patrimônio arquitetônico” detalha. Para Allie, esta atividade na igreja deve ter uma função mais ampla para a comunidade, como o aprimoramento da educação patrimonial, de valorização da cultura religiosa, popular e de todos os segmentos que traduzem a tradição da cidade.

Ao fim do encontro, os envolvidos no projeto também garantiram que todos os documentos sobre as obras na igreja serão compartilhamos e estarão abertos para consulta pública em breve.

A visita ainda teve a presença da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Paula Sbrissa; do presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Fábio Grizoto e de representantes das secretarias de planejamento e obras de Itu.

A Igreja

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária está inscrita nos livros de tombo do IPHAN e do Condephaat e o restauro tem aprovação no Ministério da Cultura – Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) nº 1012592, proposto pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Museu a Céu Aberto – Cultura, Ecologia e Desenvolvimento e autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Comentários