Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 18 de maio de 2015

Violeiros e cantores animam Cortejo Solene da Bandeira do Divino

Folia percorreu ruas e atraiu ituanos e turistas.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Violeiros e cantores animam Cortejo Solene da Bandeira do Divino
Museu da Energia recebe as benções da Bandeira do Divino

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Cortejo Solene da Bandeira do Divino aconteceu na manhã de 17 de maio, nas ruas centrais de Itu. O evento, em louvor ao Divino Espírito Santo, atraiu ituanos e turistas que acompanharam essa importante tradição popular por 7 pousos da cidade. A iniciativa é um desdobramento da mostra cultural “A Moda da Viola” e, ao mesmo tempo, uma forma de fortalecer os laços da comunidade com suas tradições culturais e musicais.

A saída ocorreu do Museu da Música, passando pelo Espaço Fábrica São Luiz, Lar Escola Santo Inácio, Antiquário Lila, Museu da Energia, Casa Amarela e terminando na Casa da Praça, onde foi feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, inaugurada no dia 6 de maio e que traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.

Todo o cortejo foi acompanhado pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu, formado por sete foliões, e pelos violeiros e cantores do Coral Vozes de Itu que animaram os presentes. Há cada pouso, foram ofertadas prendas em forma de doces, que serão distribuídas para as crianças do Lar Escola Santo Inácio.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes participou do evento, acompanhada da secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz. O cortejo contou ainda com a presença da Condessa italiana Giada Ruspoli, responsável pela Associação Cultural Ruspoli.

Este ano, a Bandeira do Divino foi novamente conduzida pelo Alferes Rodrigo Cristofoletti.

A Folia do Divino

A Folia do Divino é um evento tradicional paulista, vindo de Portugal no período da colonização e se estendeu por todo o Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

A Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada de cantores e viola caipira é a síntese da cultura paulista. Ela visita pousos, casas de família, abençoando os lugares e a gente. A bandeira é enfeitada com fitas. Estas, à medida que se caminha, vai ganhando nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo.

Um grupo de foliões faz a cantoria, à chegada da bandeira. Após a reza, a bandeira é conduzia para abençoar os quatro cantos da casa, enquanto o Coral Vozes de Itu canta as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, compostas por Elias Álvares Lobo em 1898, transcritas pelo Museu da Música. 

Comentários