Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vídeomonitoramento ajuda no combate à criminalidade em Itu

Segundo a Secretária de Segurança, delitos diminuíram.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Vídeomonitoramento ajuda no combate à criminalidade em Itu
Central de monitoramento fica na sede da Guarda Civil Municipal

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes de Itu informou nesta sexta-feira, dia 17 de abril, que, menos de três meses depois de iniciar as operações de vídeomonitoramento na cidade, os dados fornecidos pela Polícia Civil atestam a diminuição dos delitos praticados nas áreas de cobertura do equipamento.

Segundo o secretário da pasta, coronel Marco Antonio Augusto, com um mês de operação do vídeomonitoramento na região central, os casos de furto caíram em mais de 50% e, embora o mês de abril ainda não tenha terminado, comparando abril de 2014 com abril de 2015, os números caem de 40 para três casos, ou seja, uma redução de 92,5%.

Outro exemplo do uso do sistema é o combate ao vandalismo. “Na noite da última quarta-feira (15 de abril), o vídeomonitoramento flagrou um indivíduo tentando retirar os trilhos de cobre que adornam o calçamento da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz). A central de vídeomonitoramento acionou a viatura mais próxima e deteve o cidadão, que foi conduzido ao distrito policial, onde foi registrado auto de prisão em flagrante”, informou o coronel Marco Antonio.

No início do mês passado, um grupo de adolescentes foi flagrado pelo vídeomonitoramento pichando as paredes do Mercado Municipal e do comércio daquela região. “Nossas câmeras registraram o grupo vandalizando o Mercadão e imediatamente acionamos a viatura mais próxima, que chegou ao local a tempo de capturar os infratores”, lembra o secretário.

Vídeo monitoramento ajuda PM a solucionar crime

O Capitão Carneiro, comandante da 5ª Cia. da PM, sediada na Avenida da Paz Universal, no bairro Cidade Nova, recorda que o vídeomonitoramento foi de grande importância na solução de uma tentativa de roubo no bairro São Luiz, próximo à rotatória do Plaza Shopping Itu.

“Houve uma tentativa de roubo, mas o bando não teve sucesso e fugiu. A vítima acionou a PM e passou a descrição do carro. Com estes dados, a PM solicitou a colaboração da GCM para verificação das imagens de vídeomonitoramento daquela região. As imagens permitiram a identificação da placa do veículo, que foi cadastrado como placa de veículo suspeito”, lembra o capitão.

Na mesma noite, o bando retornou à cidade de Itu e, ao passar pelo portal, foi disparado um alarme acionando a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itu, a GCM de Salto e a PM. A ação resultou na prisão de três indivíduos.

Comentários