Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Uma Itu com mais respeito aos animais

Por Jéssica Ferrari.

Crédito: Arquivo pessoal Uma Itu com mais respeito aos animais
"Em minha Itu feliz, os animais nunca teriam que viver em gaiolas ou acorrentados, nunca passariam fome, sede ou frio"

Itu recebe de braços abertos milhares de turistas todos os anos, para expor sua cultura, sua grandiosa história. Acolhe seus filhos e os que por esta terra se apaixonam. É morada de artistas, esportistas, escritores, empresários, de muita gente trabalhadora que acredita na qualidade de vida do interior. Mas infelizmente, os problemas das “cidades grandes”, por aqui também já se instalaram. Entre eles a falta de respeito para com os animais.

Apesar da natureza e toda a sua suavidade ser um dos atrativos desta linda cidade, cada vez mais casos de abandono e maus tratos aos bichos – que fazem parte desta natureza – são registrados por defensores e entidades da causa.

Por isso, sonho com uma Itu mais respeitosa, onde todos os seres vivos convivam juntos e em harmonia. Onde o amor reine e seja apreciado tanto quanto nossos monumentos culturais. Almejo uma cidade que não apenas tenha uma natureza, mas que saiba sua importância e a respeite. Fantasio e acredito que seja possível ser grandiosa na consciência do “outro”, de todos aqueles que nos rodeiam.

Espero que não tenhamos mais animais procurando por lares, e sim pessoas buscando pelo amor dos animais. Que não haja mais descasos, acidentes, abandonos ou qualquer tipo de violência contra eles. Gostaria que nenhuma pessoa desta cidade tivesse que sacrificar sua vida para ajudá-los, e nem sofrer com casos de pura ignorância dos seres humanos para com os bichos.

Em minha Itu feliz, os animais nunca teriam que viver em gaiolas ou acorrentados, nunca passariam fome, sede ou frio. Toda família poderia ter esses amigos e passear com eles em grandes parques cercados por árvores, com grama bem verdinha. Todo e qualquer bicho seria respeitado, e sua vida seria significante.

Existiria um hospital público para animais e o respeito para com eles seria ensinado em sala de aula. Itu seria um modelo nesta questão, com campanhas e controle frequente de castração, vacinas e adoção.

Enfim, desejo que o município que me criou seja aquele que atraia as pessoas pela qualidade de vida, de todas as vidas, inclusive aquelas de quatro patas.

Jéssica Ferrari é jornalista e editora do Itu.com.br, técnica em turismo e apaixonada pelo mundo animal. É autora do livro "Patas Amigas - Quando os cães se transformam em coterapeutas" e também assina a coluna "Pelo olhar dos animais".

Comentários