Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tradicional procissão de Santa Rita emociona milhares em Itu

Evento religioso foi realizado no domingo, dia 17 de maio.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Tradicional procissão de Santa Rita emociona milhares em Itu
Santa Rita começou a ser venerada pelos ituanos há mais de 300 anos

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A tradicional procissão de Santa Rita reuniu milhares de pessoas neste domingo, dia 17 de maio, em Itu. Antecipado por conta da comemoração de Pentecostes, o evento religioso emocionou os devotos da santa, que vieram até de outros estados do país. O cortejo do andor partiu da Igreja de Santa Rita, localizada na rua de mesmo nome, e percorreu algumas vias do Centro da cidade.

Na chegada, os fiéis foram recebidos pelo padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, da Paróquia São Judas Tadeu. No sermão, ele falou sobre a vida de Santa Rita de Cássia e seus ensinamentos e pediu aos presentes que os seguissem. Padre Paulo Eduardo também clamou aos fiéis que deixassem de “ser misseiros para serem missionários”.

Logo após o sermão, uma chuva de pétalas foi disparada das janelas da Igreja de Santa Rita, finalizando o evento. Na sequência, os fiéis se organizaram em filas para adentrar o templo e conferir de perto a imagem da santa, fazendo suas preces e orações. Quem esteve presente também pôde aproveitar a quermesse realizada no Mercado Municipal, com diversas barracas de comidas.

Dia Litúrgico de Santa Rita

O Dia Litúrgico de Santa Rita é comemorado em 22 de maio (sexta-feira), quando haverá missa festiva na Igreja de Santa Rita às 8h15, recitação do terço durante o dia todo e, às 19 horas, outra missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, juntamente com o início do tríduo do Divino.

Santa Rita e os ituanos

Santa Rita começou a ser venerada pelos ituanos há mais de 300 anos, e teve uma capela construída em sua homenagem, no centro de Itu, em 1726. Bem antes da canonização, assinada pelo Papa Leão XIII, somente em 1900. Todos os anos, Itu recebe a visita de dezenas de ônibus com fiéis, vindos de outros municípios da região e da Capital.

Na data, a Associação Ituana do Grupo Remido de Festeiros de Santa Rita de Cássia costuma distribuir mais de 15 mil rosas aos fiéis durante a procissão. As flores são abençoadas. Conheça mais sobre a história de Santa Rita!

Comentários