Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Itu em Corpus Christi

Evento tradicional reúne fé e alegria de todas as cores!

Crédito: Deborah Dubner/ itu.com.br Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Itu em Corpus Christi
Jovens e adultos recriam as ruas de Itu em Corpus Christi

por Deborah Dubner

Serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, palha de arroz e flores colorem o grande tapete que embeleza o centro de Itu no feriado religioso de Corpus Christi. A composição do tapete de 2 mil metros de comprimento envolve o trabalho de centenas de pessoas, que vão aprendendo a técnica e a arte, com o passar das gerações. Jovens, adultos e crianças doam seu tempo e alegria, presente em cada detalhe.

Em Itu a tradição da confecção do tapete em Corpus Christi ocorre há mais de 40 anos e segundo a lenda popular “nunca chove nesse dia”. Bonita por natureza, esta festa religiosa é uma das mais belas do ano, porque traz alegria às ruas, reúne moradores, amigos e familiares, convida turistas e cria um clima fraterno entre as pessoas. Impossível ver e não admirar!

O tapete é confeccionado por membros de associações e pastorais, paróquias e comunidades de jovens, que desde cedo começam o trabalho artístico de enfeitar as principais ruas do centro de Itu. Uma missa é realizada na Igreja Nossa Senhora da Candelária (Matriz) e logo depois, em clima de beleza e religiosidade, as ruas recebem a procissão com o Santíssimo Sacramento, com a participação de milhares de fiéis.

A tradição é revivida a cada ano. Está aí um evento imperdível, que marca para sempre quem passeia pelas ruas de Itu nesse dia.

A Festa de Corpus Christi

O nome, em latim, significa Corpo de Cristo. Trata-se da celebração solene do mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus na Santa Ceia, quando disse a seus apóstolos que o pão e o vinho, ali consagrados, eram seu corpo e seu sangue. A celebração acontece sempre numa Quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa.
 
A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado. Em 1264, o papa Urbano IV, por meio da Bula Papal "Transiturus de hoc mundo", estendeu a festa a toda a Igreja. Pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos, até hoje utilizados na celebração.
 
A procissão com a hóstia consagrada data de 1274. Foi na época barroca, porém, que a procissão tornou-se um grande cortejo de ação de graças. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário oficial em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior mineiro. Saiba mais!
Comentários