Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 11 de junho de 2015

Praça da Matriz recebe a 6ª Festa Japonesa de Itu

Evento acontece nos dias 20 e 21 de junho.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Praça da Matriz recebe a 6ª Festa Japonesa de Itu
Praça da Matriz é toda enfeitada com temas japoneses para celebrar a relação entre as culturas

A Praça Padre Miguel (Matriz) recebe nos dias 20 e 21 de junho (sábado e domingo) a 6ª edição da Festa Japonesa de Itu, evento promovido pela Prefeitura de Itu através da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, em parceria com a Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu (ACENDI).

A 6ª Festa Japonesa de Itu contará com apresentações gratuitas de taikô, danças típicas, demonstrações de artes marciais, shows musicais e barracas com venda de comidas e bebidas típicas como yakissoba, tempurá, sushi, saquê, doces, entre outras delícias da culinária oriental.

A abertura oficial da 6ª Festa Japonesa de Itu acontece no sábado, dia 20, a partir das 20 horas, com a presença de autoridades locais.

Atração especial

O evento também terá como atração a “Caravana Sotaques do Brasil”, uma turnê com artistas de várias localidades que apresentam espetáculos de música popular em diversas cidades de São Paulo. O projeto é proporcionado pela CPFL, e tem como objetivo exaltar e valorizar a diversidade da cultura popular brasileira. Saiba mais!

Itu e Japão: relação de longa data

A relação de Itu com o Japão é antiga. Os primeiros registros desse relacionamento datam de 1908, ano em que começou a imigração japonesa para o Brasil. Foi em terras ituanas que parte do primeiro grupo de isseis (como são chamados os imigrantes japoneses) iniciou essa longa e forte ligação entre países com culturas tão distintas.

Hoje, Itu é casa de diversas empresas multinacionais do Japão e de muitos e muitos nisseis, sanseis e yonseis – respectivamente filhos, netos e bisnetos de japoneses. Saiba mais sobre essa relação na matéria especial realizada em 2014, quando a Seleção Japonesa de Futebol escolheu a cidade como sede.

Serviço:
6ª Festa Japonesa de Itu
Data: dias 20 e 21 de junho
Horários: das 11h às 23h
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
Entrada franca

Comentários