Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 30 de junho de 2015

População ituana poderá conferir de perto os helicópteros do Exército

Visitação acontece nesta quinta-feira, das 9 às 11 horas.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br População ituana poderá conferir de perto os helicópteros do Exército
Campo do Regimento Deodoro serve como base de pousos e decolagens

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A população ituana poderá conferir de perto os helicópteros do Exército que realizam o Curso de Piloto de Combate desde semana passada no 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu). A visitação gratuita acontece nesta quinta-feira, dia 2 de julho, das 9 às 11 horas. Na oportunidade, a comunidade irá conhecer os modelos utilizados e também conferir pousos e decolagens.

Desde o último sábado, dia 27 de junho, a cidade serve como base deste curso, que tem como objetivo habilitar o piloto do Exército, possuidor do Estágio de Pilotagem Tática, ao comando de seções, pelotões e companhias de helicópteros no cumprimento das diversas missões da Aviação. Este treinamento também acontece nas cidades de Salto, Porto Feliz e Cabreúva.

Segundo o Major Eric Lessa, instrutor de voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), com base em Taubaté (SP), 21 alunos (sendo um da Marinha) estão realizando o curso. O foco dele são os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem na cidade do Rio de Janeiro. Os pilotos serão habilitados para operações de deslocamento de delegações e também em apoio aéreo em caso de protestos, por exemplo.

Na tarde desta segunda-feira, dia 29, quando nossa reportagem visitou as instalações do 2º GAC L, haviam sete helicópteros modelo Esquilo, o menor, e um modelo Pantera, com maiores dimensões. De acordo com o Major Lessa, mais aeronaves irão chegar à cidade, sendo uma delas do modelo Jaguar, que é usado para o transporte da presidente Dilma Rousseff (PT).

Atividades noturnas

As atividades aéreas acontecem durante o dia e também pela noite, já que o CIAvEx está realizando exercícios com óculos de visão noturna pela primeira vez. Por conta disso o Major Lessa pediu de antemão desculpas à população ituana pelo barulho incomodo e também agradeceu ao Regimento Deodoro pela recepção aos alunos e instrutores do curso, que segue até sexta-feira, dia 3 de julho.

Serviço:
Visitação aos helicópteros do Exército
Data: dia 2 de julho, das 9h às 11h
Local: 2º GAC L – Regimento Deodoro
Endereço: Praça Duque de Caxias, 284 – Centro
Entrada gratuita

Comentários