Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pirapitingui também terá reforço no abastecimento de água

Região receberá 1 milhão de litros por dia.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Pirapitingui também terá reforço no abastecimento de água
Assim como ocorre na região central (ETA 1), a água está sendo adquirida de poços de cidades da região

A concessionária Águas de Itu anunciou o reforço de 1 (um) milhão de litros de água por dia para a Estação de Tratamento (ETA) da região do Pirapitingui. Esta ação cumpre determinação do poder público, após reunião realizada pela manhã com representantes da concessionária, visando manter o abastecimento na região. A operação teve início na quinta-feira, dia 28 de agosto.

A água está sendo bombeada para os dois reservatórios da ETA, que responde pelas redes dos bairros Cidade Nova, Novo Mundo, Vila Martins, Jardim Europa, Jardim União e Vila Vivenda. Segundo o coordenador operacional da Águas de Itu, Maurício Camilo, estão sendo investidos cerca de R$ 20 mil por dia para a aquisição deste volume.

Assim como ocorre na região central (ETA 1), a água está sendo adquirida de poços de cidades da região e trazida em comboios de caminhões-pipa. No Centro, a operação foi iniciada no dia 22 de agosto e trabalha com um volume de 2 (dois) milhões de litros de água por dia, exclusivamente visando manter o cronograma de racionamento proposto pela concessionária.

Em ambas as situações, a orientação da concessionária é para que a população continue colaborando com o uso racional da água, tendo em vista as altas temperaturas registradas nos últimos dias e a permanência do quadro de estiagem severa, que se estende desde novembro do ano passado.

O racionamento em Itu já dura quase sete meses. A situação se intensificou em julho, quando a água passou a chegar às residências em dias alternados - isso quando vinha, já que muitos moradores relatam que chegaram a ficar vários dias sem abastecimento. Em meio a crise, a Prefeitura de Itu informou a venda da concessão dos serviços de água e esgoto para o Grupo Águas do Brasil. Leia mais!

Comentários