Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2016

Palestra marca início de projeto voltado a jovens egressos de abrigos

Casa de Apoio e Centro de Capacitação foram lançados em Itu.

Palestra marca início de projeto voltado a jovens egressos de abrigos
Da esquerda para direita: Claus-Peter O. Willi, os filhos Wesley Marlon e Fabioni Felipe e o esposo Hélio Yoshinoro Eto

A sementinha está plantada: a partir de agora o projeto Casa de Apoio e Centro de Capacitação tomará novos rumos. A palestra pública “Completei 18 anos! E agora?”, ocorrida no dia 28 de abril, levantou o debate sobre a questão da adoção no Brasil, com o objetivo de promover o projeto social, que irá dar abrigo a jovens que são obrigados a sair do local onde vivem ao completar 18 anos, além de capacitar profissionalmente adolescentes a partir dos 14 anos.

O projeto será gerido pelo Instituto Kairós. “Podemos e seremos transformadores das vidas dessas crianças e jovens, que precisam apenas de uma oportunidade para achar o seu próprio caminho”, afirmou a presidente da instituição, Cláudia Maria Mariano da Silva, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA – Itu).

Durante a palestra, o idealizador do projeto Claus-Peter O. Willi agradeceu a presença dos participantes e falou sobre a importância da comoção social neste projeto. “Quando o jovem que vive em um abrigo completa 18 anos, um ciclo se encerra e um outro ciclo se inicia”, comentou.

Sobre o projeto

A Casa de Apoio e Centro de Capacitação funcionará como um espaço de convivência comunitária, e deve iniciar seu funcionamento em até seis meses. O local será composto por três quartos, sala, cozinha, banheiro, jardim, quintal, e inicialmente acolherá seis jovens. No Centro de Capacitação estão previstos cursos gastronomia, panificação, confeitaria, idiomas, economia doméstica, manicure, artesanato, entre outros.

Inicialmente, a Casa de Apoio será voltada para dar abrigo a mulheres, que poderão morar no local entre os 18 e 21 anos. “As meninas estão mais vulneráveis quando saem dos abrigos, sujeitas a diversos perigos”, destaca Claus. “Mas isso não quer dizer que o projeto não poderá se estender aos meninos”, complementa.

A iniciativa abrange os municípios de Itu, Salto, Cabreúva, Porto Feliz, Boituva e Indaiatuba através de parceria com o Setor Público – Executivo e Judiciário - e Grupos de Apoio à Adoção destas cidades.

Para apoiar esta iniciativa, acesse: http://institutokairos.org

Comentários