Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 6 de abril de 2010

Padre ituano é nomeado pelo Papa Bento XVI como Oficial da Santa Sé

Almir de Andrade é membro da Congregação Mariana do Carmo.

Padre ituano é nomeado pelo Papa Bento XVI como Oficial da Santa Sé
A nomeação de padre Almir, além de um reconhecimento de Roma pelo trabalho espiritual, é motivo de muita honra para a cidade de Itu

O padre ituano Almir de Andrade foi nomeado pelo Papa Bento XVI, como Oficial da Santa Sé, na Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”.

Padre Almir é membro da Congregação Mariana do Carmo, da qual inclusive foi presidente, e é sacerdote da Fraternidade Sacerdotal São Pedro, instituto que tem como carisma a conservação da liturgia anterior à reforma promovida pelo Concílio Vaticano II na década de 1960.

A comunicação da nomeação, assinada com o acordo da Secretaria de Estado do Vaticano, foi feita ao padre Almir pelo Cardeal William Levada, Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, à qual é ligada a Comissão “Ecclesia Dei”.

A Comissão foi criada por João Paulo II em 1988, por iniciativa do então Cardeal Ratzinger (hoje Bento XVI), e cuida de todos os assuntos relacionados ao rito tradicional romano, hoje chamado “Rito Romano Extraordinário”. Principalmente após a assinatura do motu proprio “Summorum Pontificum” pelo Papa Bento XVI, em 2008, é cada vez mais crescente em todo mundo o número de padres e fiéis que vêm interessando-se em aprender e difundir a liturgia tradicional da Igreja.

O padre

Almir tem 36 anos e nasceu em Itu, filho de Josefa e Maurício de Andrade. Foi coroinha do saudoso padre Miguel Coll, na igreja de São Judas, e dos também saudosos padres jesuítas, na igreja do Bom Jesus. Atuou também em outras igrejas da cidade. Foi por mais de dois anos presidente da Congregação Mariana do Carmo, até ingressar no Seminário Diocesano de Anápolis, Goiás.

Partindo para a Alemanha em 1995, estudou e ordenou-se, em julho de 2000, na Fraternidade de São Pedro, da qual também é membro do Conselho Geral e um de seus mais destacados sacerdotes. Poliglota (além do português, fala espanhol, francês, alemão, inglês, italiano e latim), padre Almir é especialista em liturgia e exímio cerimoniário, além de profundo conhecedor da situação envolvendo os diversos institutos que conservam o rito antigo, tanto na Europa quanto na América.

A nomeação de padre Almir, além de um reconhecimento de Roma pelo trabalho espiritual que vem sendo realizado pela Fraternidade de São Pedro, é motivo de muita honra para a cidade de Itu e, especialmente, para a Congregação Mariana do Carmo, onde atuou e com a qual sempre se manteve muito unido, apesar da distância.

Comentários