Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 26 de março de 2015

Obras de canalização do Córrego Guaraú estão 90% concluídas

Próxima frente de trabalho canalizará trecho do Brochado.

Crédito: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu Obras de canalização do Córrego Guaraú estão 90% concluídas
A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país

As obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu concluíram nesta semana 90% da canalização do Córrego Guaraú, em trecho localizado após a sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), passando pelos fundos do Condomínio Portal de Itu, pelos bairros Chácara dos Machados e Vila Bandeirantes, chegando até a divisa de Itu e Salto, ao lado do anel viário que contorna a cidade.

O Córrego Taboão já se encontra 100% canalizado e o Córrego Brochado está 60% pronto. Os dois piscinões localizados nos bairro Jardim Faculdade e Vila Gatti também já estão 100% concluídos. Com o rebaixamento dos fundos e alargamento das laterais, os piscinões aumentaram em mais de 50% sua capacidade de retenção de água.

A próxima frente de trabalho canalizará o Córrego Brochado no trecho localizado entre o piscinão da Vila Gatti e a antiga Estação Ferroviária de Itu, passando pelo Jardim Santana.

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do Plano de Aceleração e Crescimento (PAC 2).

De acordo com a Prefeitura de Itu, a obra resultará em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Comentários