Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Obras da elevatória do Pau D'Alho recebem vistoria

Partes hidráulicas e elétricas já foram concluídas.

Crédito: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu Obras da elevatória do Pau D'Alho recebem vistoria
Obras da elevatória do Pau D'Alho em Itu

O prefeito de Itu Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze) vistoriou, na manhã de 16 de setembro, a fase final da construção da estação elevatória do Pau D’Alho, obra inserida no conjunto da Adutora Mombaça.

Segundo a concessionária Águas de Itu, já foram concluídas as partes hidráulicas e elétricas e, nos próximos dias, ficará pronta a parte mecânica, dando início a uma nova fase de trabalhos. Nesta etapa, prevista para acontecer neste final de semana, ocorrerão os primeiros testes do local, que irá bombear a água captada do Pau D’Alho até a ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), buscando corrigir eventuais defeitos encontrados no trajeto ou mesmo na elevatória.

A vistoria foi acompanhada pelos secretários municipais José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários) e Luiz Valeriani (Serviços Urbanos e Rurais), e por técnicos da empresa responsável pela obra da adutora.

Adutora Mombaça

A Adutora Mombaça terá 22,5 quilômetros de extensão e vazão de aproximadamente 280 litros por segundo, equivalendo sozinha a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à Estação ao longo de quatro décadas. A obra conta com duas estações elevatórias (Mombaça e Pau D’Alho), que serão responsáveis por bombear a água captada até a rede de distribuição (ETA 1).

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade, a mais afetada pelo racionamento. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

Comentários