Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Novo lote de tubos para a Adutora Mombaça chega a Itu

Obra de captação de água possui duas frentes de trabalho.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Novo lote de tubos para a Adutora Mombaça chega a Itu
Novo lote de tubos é descarregado na frente de trabalho de estrada do Pau D'Alho

Nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, chegou a Itu um novo lote de tubos que será utilizado na frente de obras da Adutora Mombaça, localizada às margens da estrada rural do Pau D’Alho. Ao todo, serão 22,5 km de extensão de adutora e um investimento de R$ 30 milhões por parte da concessionária Águas de Itu.

A adutora Mombaça terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo e, segundo a Prefeitura, equivale, sozinha, a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, localizada no bairro Rancho Grande, ao longo de 40 anos.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

Além da frente de trabalho da estrada do Pau D’Alho, as obras da Adutora Mombaça seguem com outra frente na Avenida Francisco Ernesto Fávero, ao lado da Estação de Tratamento no bairro Rancho Grande. A previsão é que a obra termine no início de 2015.

Comentários