Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 27 de julho de 2015

Missa Cantada abre segundo semestre da Schola Cantorum de Itu

Evento acontece nesta sexta-feira na Igreja do Bom Jesus.

A Schola Cantorum de Itu, projeto de formação em música sacra mantido pelo Instituto Cultural de Itu em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Candelária, irá iniciar o seu segundo semestre de atividade. Para tanto, será celebrada uma Missa Cantada em Canto Gregoriano na Igreja do Bom Jesus, nesta sexta-feira, dia 31 de julho, às 19h30. O grupo de alunos participará cantando as partes próprias da missa.

Durante o primeiro semestre de 2015, os alunos da Schola Cantorum (em latim – escola de cantores) participaram das aulas oferecidas pelo Núcleo de Formação em Música e Liturgia, coordenado pelo professor Felipe Boni. As disciplinas ofereceram o primeiro contato em leitura musical, técnica vocal, repertório de música sacra e liturgia, além de formação específica em teclado e violão voltados para a música litúrgica.

O grupo, formado por cerca de trinta alunos e oito professores, deu os primeiros passos no caminho da preparação para atuar na música sacra católica. A partir de agosto inicia o segundo módulo, aprofundando as mesmas disciplinas.

No dia 31 de julho, festa de Santo Inácio de Loyola, o grupo abre solenemente as aulas do segundo módulo com a missa celebrada pelo Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, que também é um dos coordenadores do projeto.

A Schola Cantorum tem como regente Paulo Zeppini e preparadora vocal Fátima Oliveira. O projeto conta com apoio do Museu da Música – Itu e da Igreja do Bom Jesus, que sedia a formação.

Serviço:
Missa de abertura do Segundo Semestre da Schola Cantorum de Itu
Data: 31 de julho de 2015, 19h30
Local: Igreja do Bom Jesus
Endereço: Praça Padre Anchieta, s/nº - Centro

Comentários