Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 30 de maio de 2016

Milhares acompanham comemoração de Corpus Christi em Itu

Tradicionais tapetes enfeitaram ruas centrais da cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Milhares acompanham comemoração de Corpus Christi em Itu
Procissão do Santíssimo Sacramento em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

As festividades em comemoração a Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, ocorreram no dia 26 de maio em Itu e reuniram milhares de fiéis.

A tradicional confecção dos tapetes coloridos que enfeitam as ruas centrais da cidade começou logo pela manhã, reunindo centenas de paróquias ituanas. Com serragem, cal, pó de café, palha de arroz, tampinhas de refrigerante e outros materiais, os voluntários construíram dois quilômetros de tapetes que atraíram visitantes durante todo o dia.

Às 16 horas houve missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária e em seguida teve início a Procissão com o Santíssimo Sacramento, que passa por cima do enorme tapete, lembrando a caminhada do povo de Deus que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

A procissão passou pela Rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Rua Paula Souza, até a Praça Padre Miguel (Matriz), em frente à igreja de Nossa Senhora Candelária.

A Festa de Corpus Christi

O nome, em latim, significa Corpo de Cristo. Trata-se da celebração solene do mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, instituída na Santa Ceia, quando Jesus disse a seus apóstolos que o pão e o vinho, ali consagrados, eram seu corpo e seu sangue. A celebração acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa.

A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado. Em 1264, o papa Urbano IV, por meio da Bula Papal "Transiturus de hoc mundo", estendeu a festa a toda a Igreja, e pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos, até hoje utilizados na celebração.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário oficial em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior mineiro.

Comentários