Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Manifestantes atiram ovos e pedras na fachada da Câmara de Itu

Protesto reivindica melhorias no abastecimento de água.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Manifestantes atiram ovos e pedras na fachada da Câmara de Itu
Diferente do que ocorreu anteriormente, o protesto desta segunda-feira reuniu um grande número de pessoas

Revoltados com a situação precária do abastecimento de água na cidade, centenas de moradores de Itu se manifestaram na tarde desta segunda-feira, dia 22 de setembro, no Centro. Eles se reuniram em frente à Câmara de Vereadores, carregando faixas e placas. Vários deles atiraram ovos e pedras na fachada do prédio, que teve as janelas avariadas.

Por conta do manifesto, a sessão ordinária foi interrompida. Os vereadores, junto com o prefeito Antonio Tuíze e o ex-prefeito Herculano Passos, são os principais alvos dos manifestantes, que os culpam pela falta d’água – problema recorrente da cidade, mas que se intensificou neste ano.

Os manifestantes permaneceram durante muito tempo em frente à Câmara. Alguns deles entraram no plenário para acompanhar a sessão. Em seguida, um grupo partiu em direção às principais ruas do comércio ituano. Eles passaram pela Praça da Matriz e também pela Rua Floriano Peixoto, uma das mais movimentadas do Centro. Algumas vias precisaram ser interditadas para o tráfego de veículos.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar acompanharam a manifestação. Em certo ponto do protesto, a Tropa de Choque da PM foi chamada para evitar maiores danos ao prédio da Câmara. Relatos dão conta de que o clima ficou muito tenso. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram atiradas pelos policiais. Alguns comerciantes fecharam suas lojas.

A crise hídrica em Itu dura mais de sete meses. Neste período, o racionamento foi diversas vezes alterado. Apesar da concessionária Águas de Itu informar que o abastecimento ocorre a cada dois dias na região central e em dias alternados na região do Pirapitingui, não é isso que vem ocorrendo. Muitos moradores alegam que estão sem água em casa há vários dias.

Comentários