Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 30 de junho de 2014

Manifestação contra a falta d'água acontece no Centro de Itu

Protesto contou com menos de 100 participantes.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Manifestação contra a falta d'água acontece no Centro de Itu
Manifestantes paralisaram o trânsito em frente ao semáforo gigante, irritando alguns motoristas

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Menos de 100 manifestantes realizaram na tarde deste domingo, dia 29 de junho, no Centro de Itu, um protesto contra um problema recorrente do cidadão ituano: a falta d’água. Carregando faixas e entoando gritos de ordem, os participantes da manifestação partiram da fonte do Largo do Carmo e caminharam até a Praça da Matriz, onde paralisaram o trânsito em frente ao semáforo gigante.

Em maior número no Largo do Carmo, os manifestantes chegaram a colocar um roupão de banho na estátua que representa o fundador de Itu, o bandeirante Domingos Fernandes, e cogitaram deslocar uma das esculturas sobre a Copa do Mundo localizada no centro da fonte luminosa. Porém tal atitude não ocorreu, pois a Guarda Civil estava presente e, segundo os participantes, ninguém queria ser preso.

Já na Praça da Matriz, os manifestantes (praticamente todos jovens entre 16 e 25 anos) interromperam o fluxo do trânsito, o que causou a revolta dos motoristas – alguns deles até aceleravam em direção ao grupo, que reagia com xingamentos. Os manifestantes mais exaltados chegaram a se deitar no asfalto e colocar faixas em cima dos carros.

No mesmo momento do protesto, ocorria ao lado do coreto uma apresentação do Festival de Artes de Itu (o espetáculo de rua “Rádio Variété”), que foi interferido pelos manifestantes. O grupo, que já era pequeno, foi se dispersando enquanto o público que prestigiava a apresentação cultural aumentava.

Por volta das 17h30, quando já não havia mais indícios de manifestação, cerca de 20 pessoas foram abordadas por policiais militares. Segundo informações da PM, não houve confronto com os manifestantes. Já alguns dos participantes do protesto alegaram nas redes sociais que foram abordados de forma truculenta e que tiveram celulares apreendidos.

Nenhuma autoridade municipal esteve presente no momento para comentar sobre a manifestação, que não foi a primeira realizada este ano. No dia 15 de fevereiro, um grupo ainda menor de manifestantes se reuniu no Largo do Carmo para cobrar melhorias na situação. Relembre!

Início nas redes sociais

O protesto realizado neste domingo teve início através de um evento falso no Facebook intitulado “Banho coletivo na casa do Tuíze”, em referência ao prefeito ituano Antonio Luiz Carvalho Gomes. O mesmo evento foi renomeado para “Manifestação pela água na torneira”, ganhando a adesão de mais de três mil pessoas. 

Comentários