Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2015

Justiça determina retorno parcial do transporte público em Itu

Audiência para tentativa de conciliação também foi marcada.

Crédito: Rodolfo Rodrigues Justiça determina retorno parcial do transporte público em Itu
Ao menos 50% da frota composta de 105 ônibus deve voltar a operar

Uma liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Campinas nesta sexta-feira, dia 23 de maio, determinou o retorno parcial do transporte público em Itu. De acordo com a Justiça, ao menos 50% dos funcionários deverão voltar a trabalhar. No horário de pico (das 5h às 8h30 e das 17h às 19h30), esse número deve subir para 70%. A multa diária será de R$ 3 mil por funcionário que descumprir a determinação.

A liminar foi solicitada pelas empresas Viação Itu, VB Transportes e Turismo, Rápido Luxo Campinas e Viação Avante (ambas do Grupo Belarmino), que queriam o retorno de 80% dos trabalhadores no horário normal e 90% no horário de pico. Porém, a desembargadora do Trabalho Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes determinou o número menor. A decisão judicial também determina uma audiência para o dia 26 de maio (terça-feira), às 15 horas, no Tribunal, para tentativa de conciliação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Itu e Região, Vitor Ribeiro de Carvalho, a entidade irá cumprir a decisão. No início da tarde, ele adiantou à reportagem do Itu.com.br que não haveria ‘meio termo’: ou para tudo ou volta tudo. Segundo as viações Avante e Itu, o serviço está retornando e deverá ser normalizado ainda nesta sexta-feira.

A greve dos motoristas do transporte público de Itu começou na manhã de quinta-feira, dia 21. Os profissionais cobram um percentual de reajuste salarial maior do que o oferecido pelas empresas, vale-alimentação e participação nos lucros. A ‘disputa’ por essas melhorias seguirá na Justiça.

Comentários