Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 2 de abril de 2012

Judas de Itu deve atrair milhares de turistas no domingo de Páscoa

A atração acontece na praça da Matriz e no Pirapitingui.

Crédito: Itu.com.br Judas de Itu deve atrair milhares de turistas no domingo de Páscoa
O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do diabo

Pontualmente ao meio dia do domingo de Páscoa (08 de abril), acontece mais uma edição do Estouro do Judas, que há mais de 130 anos atrai ituanos e turistas à praça Padre Miguel (Matriz). No mesmo dia, às 17 horas, a atração se repete no Centro Esportivo do Pirapitingui, no bairro Cidade Nova.

Na praça da Matriz, a partir das 11h30, haverá apresentação do Bloco do R e a entrega de diplomas “Cidadão Samba”, para personalidades de destaque do Carnaval ituano. A honraria é concedida pela Secretaria de Turismo e pela Liga Ituana das Escolas de Samba.

O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do diabo. Ao invés de simplesmente espancar um boneco do apóstolo traidor, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas é detonado com bombas, acompanhado pelo próprio capeta. A manifestação cultural única está registrada inclusive no livro Guinness dos Recordes.

A cada ano que passa a expectativa de público aumenta devido à fama cada vez maior do espetáculo pirotécnico do Estouro do Judas em Itu. Em 2011 milhares de adultos e crianças se reuniram na praça Padre Miguel e no Centro Esportivo do Pirapitingui para prestigiar o estouro.

Comentários