Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Itu recebe primeira edição do Festival Interfoto

Evento acontece de 22 a 30 de agosto na Fábrica São Luiz.

Itu recebe primeira edição do Festival Interfoto
O tema central do Festival Interfoto 2014 é o Fotojornalismo

O Festival Interfoto terá sua primeira edição em Itu. Entre os dias 22 e 30 de agosto, o evento vai reunir profissionais, estudantes e apreciadores da fotografia do estado de São Paulo no Espaço Fábrica São Luiz para troca de informações, experiências e apresentação de tendências mundiais do setor.

O tema central do festival é o Fotojornalismo, que será apresentado e discutido em exposições, oficinas com saídas fotográficas, workshops e palestras com debates, reunindo renomados profissionais do setor de fotografia. O Festival Interfoto escolheu a cidade de Itu como sede de sua primeira edição pela diversidade cultural e localização no centro das grandes faculdades de comunicação da região.

O evento tem apoio da Prefeitura de Itu, do Espaço Fábrica São Luiz e da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP), com patrocínio do Colégio Cidade de Itu – Anglo e do Bar e Restaurante Colombo.

Confira a programação:

De 23 a 30 de agosto
8h – 21h | Exposições Fixas
Fotoretrospectiva 2013 Arfoc/Canon
Multimídia da Copa 2014
Architech – Arquitetura nas Cidades Sede da Copa 2014
Ituano Campeão Paulista

Palestras

Dia 25 de agosto
19h30 – 21h30 | Palestra Foto Extrema com Alexandre Socci

Dia 26 de agosto
19h30 – 21h30 | Palestra História da Fotografia e Fotografia Documental com Erivam de Oliveira

Dia 27 de agosto
19h30 – 21h30 | Palestra Fotojornalismo (Arfoc)

Dia 28 de agosto
19h30 – 21h30 | Palestra Fotojornalismo (Arfoc)

Dia 29 de agosto
19h30 – 21h30 | Palestra O Desafio das Agências Fotográficas no Brasil com Rubens Chiri

Dia 30 de agosto
17h | Encerramento

Oficinas e Workshops

Dia 23 de agosto
8h – 11h | Saída Fotográfica Fazenda Vassoural com Douglas Mansur
Para fotógrafos profissionais ou amadores, maiores de 14 anos. Materiais do participante: câmera fotográfica digital. Esta oficina requer veículo próprio para deslocamento: saída do Espaço Fábrica São Luiz até a Fazenda Vassoural – trajeto de aproximadamente 7 minutos.

De 22 a 24 de agosto
Fotografia de Rua – Lambe-Lambe Fotográfico com Ricardo Lima
Tem sido comum ao se elogiar uma imagem, a frase “a sua câmera deve ser ótima”, como se o sucesso de uma fotografia estivesse muito mais ligado ao equipamento do que ao olhar atento do autor. O objetivo da oficina Lambe-Lambe é ampliar o repertório dos participantes mostrando as diversas possibilidades da linguagem fotográfica característica de rua, bem como proporcionar a produção de um ensaio.
Dia 22 de agosto, das 19h às 21h: Integração do grupo, conceitos básicos da fotografia, como manusear seu equipamento instintivamente, enxergando ao redor com a distância focal.
Dia 23 de agosto, das 9h às 12h: Primeira saída com o grupo de participantes, caminhada pelo centro da cidade, ficar atento, procurar antever um gesto, uma atitude e se posicionar rápido para o clique.
Dia 23 de agosto, das 14h às 17h: Avaliação da saída anterior (leitura do portfólio realizado, momento de troca de ideias, que proporciona ao grupo conhecer os trabalhos dos outros e todo processo de criação autoral) e seleção das fotos que serão impressas.
Dia 24 de agosto, das 10h às 13h: Saída prática para colar (15 lambe-lambe) nas ruas com autorização prévia dos locais escolhidos pela produção local. Para fotógrafos profissionais ou amadores, maiores de 14 anos. Materiais do participante: câmera fotográfica digital.

De 29 a 30 de agosto
Foto 360 e Time Lapse com Erivam de Oliveira
Dia 29 das 14h30 às 19h e dia 30 das 9h às 13h
Para fotógrafos profissionais ou amadores, maiores de 14 anos. Materiais do participante: câmera fotográfica digital, tripé, cabo disparador (para câmeras que não tenham a função programar).

Serviço:
1º Festival Interfoto
Data: de 22 a 30 de agosto
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Endereço: Rua Paula Souza, nº 492 – Centro
Mais informações: festivalinterfoto.wordpress.com 

Comentários