Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 12 de agosto de 2014

Indignada, moradora de Itu faz desabafo sobre a falta de água

"Nossas torneiras não estão vendo água de dia há muito tempo"

Esse espaço do Itu.com.br é dedicado aos cidadãos que estão alertas ao que ocorre no dia a dia da cidade e região. Escreva o seu alerta e envie para o [email protected]! Seu e-mail será lido e avaliado por nossa editoria para eventual publicação.
___________________________________________________________________________________


"Muito me admira o Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, numa entrevista à Rádio Estadão, dizer que a água é fornecida durante todo o dia aqui em Itu e o racionamento é só a noite. Reportagem essa do dia 31/julho/2014 (Jornal Periscópio). Pois bem, se esse senhor saísse às ruas e conversasse com os cidadãos, veria o caos que se encontra na Cidade de Itu... Isso é palhaçada. Desde outubro de 2013, ocorre racionamento a qualquer hora. Tanto na minha casa quanto na maior parte das residências, nossas torneiras não estão vendo água de dia há muito tempo. Atualmente, chega a ficar até 15 dias sem uma gota de água nas torneiras. Donas de casa ficam esperando o caminhão Pipa da empresa Águas de Itu, para interceptá-lo e conseguir um pouco de água.

Só se for na casa desse senhor que a água está normal durante o dia, porque no restante da cidade está um caos. Estou falando aqui não só por mim, mas por quase 100.000 Ituanos que ficam dias e dias à espera de água, sem ter uma gota. Quando a água vem, vem tão fraca de madrugada que não tem força pra subir para as caixas. Ficamos esperando chegar água às 2, 3, 4 horas da madrugada pra poder coletar em vasilhas.

Meu marido está numa cama há dois anos, com uma doença degenerativa. Não se move. Por três vezes liguei, pedi até pelo amor de Deus que mandassem um caminhão e a única coisa dita foi que eu aguardasse, pois estava na fila de entrega. E até hoje nada (mais de 20 dias). Essa gente acha que somos ignorantes???

Elegemos essas pessoas pra que possam trabalhar e melhorar a situação de uma cidade. Mas o interesse deles é outro. Eles se esquecem de que são contratados por nós pra trabalhar pelo povo e não ficarem sentados atrás de uma escrivaninha com os pés sobre a mesa, só recebendo o dinheiro... É o que temos visto muito ultimamente. Existem cidades aqui perto, que mesmo com essa estiagem não falta água. Motivo? Porque nessas cidades os políticos trabalharam para o povo.

A prefeitura que foi construída aqui é de primeiro mundo... Uma maravilha... Tudo funciona através de computadores... Elevadores te levam direto pra onde você quer, ar condicionado liga e desliga sozinho, portas se abrem automaticamente à sua frente, uma beleza, enquanto o povo morre de sede. Querem enganar a quem? Não fazem nada pelo povo e na época de eleição aparecem com a maior cara de pau pedindo voto... Poupem-me! A cidade aqui sem uma gota de água e o Sr. Prefeito assistindo jogo de futebol da Copa do Mundo? Está certo isso? Já começou a sujeira na cidade com santinhos... Mas escolher quem??? Por muitos anos, todos os candidatos, prometeram ampliar os reservatórios desta cidade, pois a cidade estava crescendo... Até hoje, 25 anos depois, e quatro prefeitos, não vi nada, só vi esse caos se aproximar e não estão nem aí... Nada foi feito.

Sou cidadã, pago todos os impostos (que quer dizer algo que temos de pagar, senão nos processam, prendem e diabo a quatro), e exijo que os políticos que são contratados por nós, façam o melhor pela cidade. Coisa que não vejo. Se não houvesse tanta roubalheira esse nosso país seria uma grande potência, mas com políticos honestos e conscientes do cargo que receberam, e do dever com a cidade.

Gostaria por último de convidar essa jornalista e apresentadora da Rádio Estadão, que venha até Itu e comprove o que estou falando."

Walderêz M. Piloto Prates

Comentários