Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 17 de junho de 2016

ILI realiza palestra sobre "A Comunicação e a Política na Era Digital"

Encontro ocorre dia 29 de junho, às 19h, na sede do Instituto.

Crédito: Arte/Instituto Legislativo Ituano ILI realiza palestra sobre "A Comunicação e a Política na Era Digital"
Evento será ministrado pelos jornalistas Ricardo Cox e Adriana Pereira

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) promove no dia 29 de junho (quarta-feira), às 19h, a palestra "A Comunicação e a Política na Era Digital". O evento gratuito e aberto ao público acontecerá na sede do ILI, localizada na Rua Alameda Barão do Rio Branco, nº 28, no Centro.

O encontro será ministrado pelos jornalistas Ricardo Cox e Adriana Pereira. Durante a palestra será possível perceber como a forma de fazer e discutir política mudou com a internet e as redes sociais.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 4403-9300 ou pelo e-mail [email protected].

Os participantes receberão certificados de participação que podem ser utilizados como atividade complementar em faculdades.

Sobre o assunto:

Até pouco tempo atrás, a opinião pública era "formada" pelos veículos tradicionais de Comunicação, como jornal, rádio e televisão. Nesta era digital, Facebook, Twitter, You Tube e outras Redes Sociais, disseminam informações e opiniões em discussões que exercem grande influência e "fazem a cabeça" de milhares de cidadãos internautas. O que mudou?

Segundo estudo divulgado em 2015, no site We Are Social, dos 204 milhões de habitantes no Brasil, 110 milhões são usuários de internet (54%); 96 milhões têm perfis em redes sociais, 276 milhões têm celular e 78 milhões acessam seus perfis por meio de dispositivos móveis. O brasileiro, em média, fica 5h26 conectado à internet; gasta 3h47 horas nas redes sociais e 2h49 horas com TV. Por causa desse número crescente de internautas, é cada vez maior a importância da Comunicação na Política nessa Era Digital.

Para obter maior aproximação com a população, expor suas ações e opiniões, os políticos brasileiros estão sendo obrigados a utilizar cada vez mais as redes sociais. Mas para conseguir um resultado efetivo, além de um planejamento estratégico, são necessários profissionais capazes de criarem uma grande rede de relacionamento e de confiança, passível de medição e monitoramento, diários.

De acordo com Katherine Silva, Presidente do ILI e Vice Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), "as escolas instaladas nas Câmaras de Vereadores do Brasil estão atentas para a necessidade de discutir formas de Comunicação Pública e Política, principalmente através da internet, que é hoje, o caminho mais acessível para o cidadão se informar. Além disso, as redes sociais facilitam o contato entre o parlamentar e o cidadão de forma que o papel institucional do Poder Legislativo possa ser aprimorado e se torne mais próximo da sociedade."

Já o jornalista e publicitário Ricardo Cox, comenta que a maioria dos políticos ainda está tateando no ambiente digital por falta de informação adequada, perdendo uma grande oportunidade de se relacionar com os cidadãos. A jornalista Adriana Pereira lembra que o mercado requer profissionais de Comunicação e TI para esse ambiente digital que cresce vertiginosamente.

Para Adriana e Ricardo, a Web Cidadania tem como mudar a política e transformar a vida nas cidades de uma forma como nunca se viu. E esse debate está aberto a todos os cidadãos atuantes, políticos, universitários, profissionais de comunicação, tecnologia, marketing, etc.

Serviço:

Palestra "A Comunicação e a Política na Era Digital" 
Local: Sede do Instituto Legislativo Ituano 
Endereço: Rua Alameda Barão do Rio Branco, nº 28, no Centro
Data: 29 de junho (quinta-feira) 
Horário: às 19h
Entrada: Gratuita 

Comentários