Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Governo autoriza contratação emergencial de caminhões-pipa para Itu

Contrato emergencial no valor de R$ 2 mi vai durar 30 dias.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Governo autoriza contratação emergencial de caminhões-pipa para Itu
Serão 20 caminhões-pipa para a distribuição de água à população ituana

O governador Geraldo Alckmin autorizou a Defesa Civil do Estado de São Paulo a contratar de forma emergencial 20 caminhões-pipa para a distribuição de água à população de Itu. O contrato emergencial no valor de R$ 2 milhões vai durar 30 dias e será prorrogado se houver necessidade.

Os caminhões trarão 600 mil litros por dia para a cidade. Os veículos cedidos pelo Estado estão previstos para chegarem na próxima semana e atuarão em conjunto com a frota de aproximadamente 40 caminhões-pipa já disponibilizados pela concessionária Águas de Itu, por determinação da Prefeitura.

Ao todo, o volume de reforço com caminhões-pipa, considerando os da concessionária e os oferecidos pelo Estado, deve passar dos 1,2 milhão de litros por dia. Esses veículos têm por objetivo abastecer caixas d´água de residências não atingidas pela pressurização da rede durante o regime de racionamento, além de fornecerem água para escolas, creches, unidades de saúde e outros prédios públicos. O comboio também é voltado para atendimento prioritário de idosos e acamadas cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

Em comunicado, o Governo de São Paulo informou também que a Defesa Civil comprou sete caixas flexíveis que serão espalhadas pela cidade. As caixas funcionarão como postos de distribuição de água para os ituanos.

Embora o abastecimento de água na cidade seja responsabilidade de empresa privada (no caso a concessionária Águas de Itu), sob gestão do município, é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, após reunião entre o secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antonio Tuíze. A Sabesp também enviou um engenheiro da empresa para dar consultoria aos técnicos da Águas de Itu.

Manifestações continuam

A crise no abastecimento de água em Itu já dura mais de nove meses. A situação motivou moradores de diversos bairros a protestar. Na noite desta quarta-feira, dia 22 de outubro, vários locais da cidade tiveram focos de manifestações com bloqueios de vias. A Avenida Ermelindo Maffei, na altura do bairro Chafariz, teve o trânsito bloqueado por mais de uma hora.

Comentários