ponto-turístico-igrejacarmo

Fundo Social de Solidariedade de Itu inaugura centro de Capacitação Profissional

Publicado: Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

O Fundo Social de Solidariedade de Itu inaugurou nesta quinta-feira (09/02) o Centro de Capacitação Profissional "Virgínia Martini Gazzola". A nova unidade do Funssol tem como objetivo promover e sediar diversos cursos profissionalizantes gratuitos voltados à população de baixa renda. Veja mais.

Divulgação / AI Prefeitura
Foto
Prefeito Herculano Junior, Rita Passos, Vladimir Gazzola e Ermínia Gazzola Chierighini

O Fundo Social de Solidariedade de Itu inaugurou nesta quinta-feira (09/02) o Centro de Capacitação Profissional “Virgínia Martini Gazzola”, no Centro da cidade. A nova unidade do Funssol, comandado pela primeira-dama do município, Rita Trinca Passos, tem como objetivo promover e sediar diversos cursos profissionalizantes gratuitos voltados à população de baixa renda, proporcionando a qualificação da mão-de-obra e facilitando, desta forma, a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho.

A família de Virgínia Martini Gazzola esteve presente e foi homenageada através de sua única filha ainda viva, Ermínia Gazzola Chierighini, de 95 anos, que recebeu uma miniatura da placa inaugural do Centro de Capacitação.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo com uma visão geral de como se encontrava abandonada a antiga sede do Fundo Social, que através de uma parceria com a iniciativa privada, foi reformada e ampliada para abrigar o Centro. Ainda no vídeo, foi contado um pouco da história da homenageada.

Em seu discurso, o prefeito Herculano Passos Junior destacou a importância do Centro de Capacitação Profissional para o município e lembrou que o Fundo Social de Solidariedade depende da colaboração da iniciativa privada, pois não tem recursos próprios ou verba municipal. Herculano lembrou que, através de solicitações da presidente do Fundo Social, Rita Trinca Passos, junto aos empresários da cidade, está sendo possível o treinamento de profissionais para recolocação no mercado de trabalho.

Por sua vez, a presidente do Fundo Social afirmou ser uma honra homenagear Virgínia Martini Gazzola, a qual classificou como um exemplo de determinação e dedicação. Rita Trinca Passos também agradeceu o apoio dos empresários e funcionários que se empenharam para tornar o Centro uma realidade, que vai possibilitar para muitas pessoas o aprendizado de uma nova profissão ou especialização para um melhor posicionamento no mercado de trabalho.

A vice-presidente da A.A.C.D. (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e vice-presidente da Fundação Dorina para Cegos, Ika Fleury, que representou o deputado federal Luiz Antonio Fleury Filho, citou a importância de colocar no mercado de trabalho profissionais qualificados e comentou sobre o importante trabalho da homenageada que, com muita dedicação e carinho, colaborou com as parturientes da cidade.

O autor do projeto de lei que denominou o prédio, vereador Emerson Cury, falou da importante trajetória de vida de Virgínia Martini Gazzola e do exemplo que a mesma deixou para a população ituana. No final, o prefeito Herculano Passos Junior e a presidente do Fundo Social, Rita Trinca Passos, assinaram o decreto que nomeia o Centro de Capacitação Profissional e o entregaram para Ermínia Gazzola Chierighini.


Cursos

O Centro de Capacitação Profissional começa a funcionar efetivamente nesta segunda-feira (13/02). Os primeiros cursos profissionalizantes gratuitos que serão realizados no local são os seguintes: informática, panificação, confeitaria, pizzaiolo, sobremesas, massas e molhos, salgadinhos, manicure e pedicure, maquiagem, cabeleireiro, camareira, empregada doméstica, babá, etiqueta, pintura em tecido, bordado de pedraria, caixas decorativas, bordado em linha, técnico em vendas, tapeçaria e costura industrial.

Para se inscrever em qualquer um desses cursos, os interessados devem comparecer à sede do Fundo Social, localizada na Avenida Tiradentes, 2001, sala 24, munidos com CPF, RG, comprovante de residência e carteira profissional. Mais informações através dos telefones 4025-3722, 4025-5003 e 4813-9314.