Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 30 de julho de 2014

Falta de água em Itu ganha repercussão na grande mídia nacional

Assunto foi destaque até no Jornal Nacional, da Globo.

Crédito: Reprodução/TV Globo Falta de água em Itu ganha repercussão na grande mídia nacional
Reservatórios de água secos em Itu foram mostrados pela reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo

O problema da falta de água em Itu, que perdura desde o início do ano, ganhou repercussão na grande mídia nacional. O assunto foi abordado até no Jornal Nacional, da TV Globo. O ponto principal da reportagem veiculada na edição de segunda-feira, dia 28 de julho, foi a orientação do Ministério Público do Estado de São Paulo de que a Prefeitura declare estado de calamidade pública.

“Os promotores vão investigar porque a prefeitura e a concessionária que administra o serviço não tomaram nenhuma providência para evitar que a situação chegasse a este ponto”, afirma a matéria. Outro ponto citado pela reportagem da Globo foi a mudança na rotina das escolas municipais, que tiveram e merenda substituída por lanche e as idas dos estudantes ao banheiro controladas para economizar água.

O pedido do Ministério Público também repercutiu em outros grandes veículos da imprensa nacional. O site da Revista Exame, da Editora Abril, informa que, devido a falta de água na cidade, a “Promotoria de Justiça de Itu notificou o prefeito Antonio Tuíze para que se abstenha de autorizar novos empreendimentos imobiliários pelo prazo mínimo de um ano”.

Outra emissora que destacou a orientação do MP foi a Record, no matutino SP no Ar. Já o R7, site de notícias da rede, repercutiu as obras anunciadas pela concessionária Águas de Itu para tentar resolver o problema do abastecimento da cidade. “De acordo com o MP, essas medidas não irão solucionar o problema da falta de água, que deve ser resolvido com investimentos no desassoreamento e na construção de novos reservatórios”, informa a matéria.

Comentários