Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 21 de outubro de 2014

Falta d'água em Itu continua nas manchetes da grande mídia

EL PAÍS e Fantástico abordaram o drama enfrentado na cidade.

Crédito: Reprodução/Facebook Falta d'água em Itu continua nas manchetes da grande mídia
Manifestantes realizaram uma manifestação nesta segunda-feira ao lado da bica d'água da Vila Santa Terezinha

O drama da falta d’água enfrentado por milhares de ituanos nos últimos meses continua sendo manchete em diversos jornais e sites Brasil afora. A edição brasileira do EL PAÍS percorreu quatro cidades paulistas que enfrentam a crise hídrica – inclusive Itu – para mostrar como elas estão sendo castigadas pela maior seca em mais de 80 anos.

A reportagem do jornal espanhol esteve no bairro Cidade Nova no dia 12 de outubro, domingo, quando as manifestações voltaram mais intensas do que nunca. Em meio aos protestos, a jornalista María Martín ouviu moradores da região, que estão sem água nas torneiras há vários dias. A matéria pode ser conferida aqui.

Além do EL PAÍS, outro grande meio de comunicação que voltou a falar sobre a crise em Itu foi o Fantástico, da TV Globo. Na edição de domingo, dia 19 de outubro, relatos de moradores que estão há dias sem abastecimento foram exibidos. A matéria, que pode ser vista aqui, também abordou os protestos que vem sendo realizados.

Mais manifestações

A segunda-feira, dia 20 de outubro, foi marcada por mais protestos em Itu. No bairro Santa Terezinha, manifestantes atearam fogo em pneus na rua que passa ao lado da bica d’água. Outros pontos de manifestação foram registrados nos bairros Padre Bento e Vila Progresso, que também tiveram avenidas bloqueadas.

Na Avenida Nove de Julho, uma das principais entradas da cidade, manifestantes montaram um bloqueio com pneus, pedaços de madeira e lixo queimados. O trânsito precisou ser desviado pela Polícia Militar, que acompanhou o protesto. O Corpo de Bombeiros montou uma força tarefa para apagar os focos de incêndio.

Comentários