Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 4 de outubro de 2016

Falece em São Paulo o acadêmico Erasmo Figueira Chaves

Poeta de 85 anos deixou três filhos.

Crédito: Arquivo pessoal Falece em São Paulo o acadêmico Erasmo Figueira Chaves
Erasmo Figueira Chaves

Faleceu em São Paulo, na tarde do dia 1 de outubro, o acadêmico Erasmo Figueira Chaves. O sepultado de seu corpo ocorreu no Cemitério Municipal de Cabreúva. Em nota, a Academia Ituana de Letras (Acadil) informou que homenageará a memória do poeta em solenidade nos próximos meses.

Nascido no Rio de Janeiro em 1 de dezembro de 1930, era filho de Anselmo Figueira Chaves e da Sra. Tolentina Ferreira. Passou a infância na Ilha da Madeira (Portugal), local de origem da família. Erasmo atuou por muitos anos com comércio exterior em multinacionais no Brasil, no Uruguai, na Argentina, no Equador e nos Estados Unidos. Neste último pós-graduou-se em Filosofia da Educação e Teologia (Universidade de Princeton). Era formado em Sociologia pelo Instituto Técnico Y.M.C.A, em Montevidéu (Uruguai).

Casado com a Profa. Beatriz Areco Chaves, mudou-se para Cabreúva, onde residia havia muitos anos. Deixou três filhos. Homem de vasta cultura humanística, marcou sua presença intelectual através de longos discursos, cuja tônica era o ideal de uma sociedade justa dentro dos princípios iluministas e cristãos.

Poeta inspirado, tomou parte em diversas associações literárias, entre elas a Academia Paulistana Maçônica de Letras e a Academia Ituana de Letras, na qual ingressou em 11 de dezembro de 1997, como o primeiro ocupante da Cadeira nº 31 cujo patrono é o Dr. Cesário Mota Júnior. Era membro do Conselho Consultivo da Diretoria eleita em julho de 2016.

Participante muito frequente das sessões da ACADIL e da vida cultural em Itu e Cabreúva, publicou o livro “Cesário Mota Júnior, Paladino da Educação”, pela Editora Ottoni em 2003. Publicou também centenas de artigos e poemas em revistas literárias em Itu e São Paulo. Era ainda colunista do Itu.com.br, escrevendo sobre "Análises, Penas, Temas e Lemas".

Comentários