Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 19 de outubro de 2010

Exposição comemora 150 anos do Colégio do Patrocínio de Itu

Você já pode visitar a exposição no Museu da Energia.

Em celebração aos 150 anos da fundação do Colégio do Patrocínio, ocorrida em 2009, e também os 450 anos da fundação de Itu, celebrada em 2010, o Museu da Energia da cidade abrigará a exposição “O Patrocínio de Itu e a obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo”.

A exposição histórico documental, sobre a Escola Carmelita de Pintura, é composta por 36 painéis fotográficos conjugando imagens e textos, resultado da pesquisa do curador, professor doutor Dalton Sala, e do fotógrafo Tiago Sala.

Na visita à exposição, o visitante será brindado com a distribuição gratuita de folhetos relativos aos temas históricos e artísticos abordados. A exposição fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas, podendo ser agendada visitação noturna.

História
O tema é a inauguração do Colégio do Patrocínio, em 1859. Mas cabe lembrar que a história é bem anterior. A Igreja do Patrocínio foi inaugurada em 1821, resultado de iniciativa da Congregação dos Padres do Patrocínio, que teve como fundadores Diogo Antônio Feijó e Jesuíno do Monte Carmelo. Diogo Feijó foi ministro da justiça e regente do Império; Jesuíno do Monte Carmelo foi uma das figuras mais importantes da arte brasileira; os Padres do Patrocínio preconizaram a abolição da escravidão e a proclamação da República.

Daí o propósito da exposição: resgatar os fatos com pesquisa e documentação, colocando-os à disposição dos visitantes e dos alunos das escolas e faculdades de Itu: uma exposição com amplo raio de ação.

Com projeto, pesquisa e curadoria do professor doutor Dalton Sala, produção da VB Oficina de Projetos, a exposição foi realizada com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2009. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura de Itu, do Museu da Energia de Itu e da Fundação de Energia e Saneamento. O projeto é patrocinado pela Schincariol.

O Museu da Energia de Itu está localizado na rua Paula Souza, 669. Mais informações pelo telefone (11) 4022-6832, ou pelo e-mail [email protected].

Frei Jesuíno do Monte Carmelo
Esse é o nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão. Músico, pintor e depois padre, Jesuíno nasceu em Santos, em 1764, e morreu em Itu, em 1819; está enterrado na Igreja do Patrocínio. Após enviuvar, iniciou os estudos para ser padre e, uma vez terminados esses estudos, tentou ingressar na Ordem do Carmo, o que lhe foi negado por sua ascendência africana.

Motivado pela recusa, fundou a Congregação dos Padres do Patrocínio e, juntamente com outros sacerdotes, se empenhou na construção da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, que hoje abriga o Colégio do mesmo nome, fundado por Madre Teodora Voiron, em 1859.

Comentários