Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 17 de abril de 2014

Estudantes fazem manifestação na SP-79 após morte de jovem

Alunos da Faditu, ETEC e FATEC cobraram melhorias na via.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Estudantes fazem manifestação na SP-79 após morte de jovem
Alunos da ETEC, FATEC e Faditu ocuparam a pista em um protesto pacífico para homenagear a jovem Andressa

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Após a morte da jovem Andressa Rodrigues no dia 10 de abril, vítima de um acidente fatal, alunos da Faculdade de Direito de Itu (Faditu), da Escola Agrícola (ETEC) e da Faculdade de Tecnologia (FATEC) realizaram uma manifestação para cobrar melhorias na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, a SP-79, local onde ocorreu a tragédia, e também para prestar homenagem à jovem. A passeata ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 16.

Centenas de estudantes compareceram ao ato, que teve início em frente à Faditu com uma homenagem aos familiares de Andressa. Os pais da jovem receberam flores e abraços dos membros da comissão organizadora da manifestação e, carregando um quadro com a foto da garota, caminharam juntos com os alunos. Durante o ato, os manifestantes clamaram pela instalação de uma passarela no local.

Carregando faixas cobrando mais segurança na pista, os manifestantes chegaram a interromper o trânsito por alguns instantes. A Polícia Rodoviária acompanhou o ato de perto e não precisou intervir, já que tudo ocorreu de maneira pacífica. Ao fim da manifestação, os organizadores do ato realizaram oração e uma última homenagem à garota, deixando flores no local do acidente e fazendo um minuto de silêncio.

“A gente quer conscientizar os motoristas, levar às autoridades a situação que ocorre aqui (rodovia) e também levar a cobrança”, disse o estudante do quinto ano de Direito Lucas Foratto Silva, um dos organizadores do ato. Segundo ele, documentos e informações estão sendo levantadas para que, judicialmente, medidas sejam tomadas e acidentes como este não mais aconteçam.

“O nosso protesto foi organizado de uma maneira pra chamar a atenção e tomar outras atitudes. Nossa manifestação não acaba aqui. Hoje foi o marco zero do nosso movimento”, disse o aluno Ricardo Rizzo, do segundo ano de Direito.

Segundo a prima de Andressa, Camila Moreira da Silva, a manifestação foi válida. “Foi um primeiro passo pra mostrar ao governo que já foram sete vidas e ainda tem centenas que tem que passar por ali todos os dias. Sei que a comissão que organizou não vai parar por aí. Estão lutando pelos direitos de todos de forma legal”, disse.

“Foi uma linda homenagem, a dor não acaba, mas acho que quando é dividida fica mais fácil carregar. Saber que centenas de pessoas sentem a mesma dor e a mesma insegurança dá forças pra lutar”, concluiu a prima de Andressa.

Repercussão

A manifestação teve início através do Facebook. Um evento foi criado na rede social e quase duas mil pessoas confirmaram presença. Além disso, uma página foi criada e já conta com mais de cinco mil curtidas. O músico Gabriel, o Pensador divulgou o evento e sua fan page, o que ajudou na divulgação da causa.

Torcida prestou homenagem

A Torcida Organizada Galoucura, do Ituano, também compareceu ao ato e, com flores e cartazes, prestou homenagem à Andressa. Segundo os torcedores, a jovem acompanhava os jogos do Galo de Itu e já havia comprado o ingresso para a decisão do Paulistão, vencida pelo rubro-negro.

O acidente

Andressa Rodrigues estava no primeiro ano do curso de Direito. Seu pai a deixou do outro lado da pista na noite de 10 de abril. Ao atravessar, a jovem foi atropelada por um carro em alta velocidade. Ela chegou a ser levada ao Hospital São Camilo, mas veio a óbito. Segundo a Polícia, o motorista que a atropelou fugiu sem prestar socorro.

Comentários