Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Escoteiros de Itu comemoram 44 anos e inauguram sede própria

Evento acontece no dia 29 de novembro.

Escoteiros de Itu comemoram 44 anos e inauguram sede própria
Sede do Grupo Escoteiro Utu-Guaçu

No dia 29 de novembro, sábado, o Grupo Escoteiro Utu-Guaçu completa 44 anos de existência na cidade de Itu. E para comemorar a data será realizada a inauguração da sede do grupo. O evento acontecerá na Rua Arquiteto Márcio João de Arruda, nº 310, Vila Leis, a partir das 15 horas.

Após mais de 10 anos de construção, a sede ficou pronta com apoio de empresários, colaboradores e contribuição mensal dos jovens, sendo este um momento especial para cada um que participou de passo a passo da obra e ao longo dos 44 anos do grupo.

Escoteiros no Brasil

Juntamente com esta data, comemoram-se os 90 anos da União dos Escoteiros do Brasil, e os 100 anos de existência do Movimento Escoteiro no Estado de São Paulo.

O Escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell: em 1º de agosto, ele reuniu 20 jovens para a Ilha de Brownsea, onde ficaram por oito dias. Lá, Baden-Powell ensinou técnicas de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, entre outras. A repercussão da atividade levou o inglês a escrever o livro “Escotismo para Rapazes”, com dicas e ensinamentos que são utilizados até hoje.

No Brasil, o Movimento Escoteiro chegou em 1910, e rapidamente se espalhou por todo o País. Atualmente, são mais de 30 milhões de escoteiros no mundo. 80 mil jovens e adultos em 1,2 mil grupos escoteiros espalhados pelo País, sendo aproximadamente 30 mil no estado de São Paulo e 130 em Itu.

Comentários