Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 13 de junho de 2016

Enfermeira Maria Cristina Martins França receberá Prêmio Padre Pacheco

Cerimônia de homenagem ocorre dia 27 de agosto.

Enfermeira Maria Cristina Martins França receberá Prêmio Padre Pacheco
Enfermeira Maria Cristina França e seu esposo José França

A eleita para a edição de 2016 do Prêmio Padre Antônio Pacheco foi a enfermeira Maria Cristina Martins França. A cerimônia de homenagem será realizada pela Associação Amigos da Cidade de Itu (SACI) no dia 27 de agosto (sábado), às 18 horas, no Sincomercio de Itu.

O evento é aberto ao público em geral e às pessoas que admiram o trabalho da enfermeira. O Sincomércio fica na rua Maestro José Victório, 137, Centro - Itu/SP.

A homenageada

A homenageada nasceu em Sorocaba, filha de Manoel Soler Martins e Maria Ida Martins. É casada com José França e tem três filhos: Lucas, Mateus e Francisco. Graduada em 1984, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e com início de sua carreira nas unidades de emergência clínica e cirúrgica de trauma na Unicamp, foi convidada pela enfermeira Fátima Maia (a quem Cristina refere como a "mãe" de todas as enfermeiras de Itu) para iniciar em 1991 suas atividades na cidade.

Integrante da Ordem Franciscana Secular do Bom Jesus dos Aflitos, lugar onde juntamente com a igreja e a oficina de oração e vida, Cristina alimenta seu amor a Jesus e à sua vocação. Com passagens pela rede pública de itu (UBS 07), UTI da Santa Casa de Itu, coordenação da faculdade de enfermagem da Ceunsp, serviço de quimioterapia do hospital Unimed Salto e Itu e, atualmente trabalhando no Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental de Itu (Cedeme), o currículo de Maria Cristina desfila cercado de merecimento, beleza e verdade.

Não só exerce sua profissão com fascínio, como também criou uma "escola" de seguidores na área de enfermagem, onde seus pupilos seguiram seus estudos como auxiliares e técnicos de enfermagem, e hoje são enfermeiros e liderança na arte do cuidar.

Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva (1752-1825)

Padre Antonio Pacheco da Silva foi um ilustre cidadão ituano, nasceu em 1752 e faleceu no ano de 1825, construindo não só o primeiro Hospital de Itu - dos Lázaros - como também a Capela do Senhor do Horto. Foi responsável pelo primeiro serviço de abastecimento de água de Itu, como também suas ações nos deixaram um maravilhoso legado: a construção da Santa Casa de Itu e a inspiração para a trajetória da fascinante história do nosso Santo Padre Bento Dias Pacheco, um dos mais ilustres e iluminado cidadãos ituanos.

O prêmio que leva seu nome foi criado por ocasião do Jubileu de Ouro da Associação Amigos da Cidade de Itu (SACI). O objetivo é homenagear profissionais da saúde, que com sua vocação e dedicação contribuem e enaltecem o nome de Itu.

Comentários