Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 22 de novembro de 2010

E viva a gigante árvore de Natal de Itu

Plaza Shopping presenteou ituanos com muitas luzes e alegria.

Crédito: umolhardiario.blogspot.com - Efe E viva a gigante árvore de Natal de Itu
A árvore de Natal de Itu tem 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Um evento tomado por emoção, celebração e muita luz! Foi assim que a grande árvore de natal do Plaza Shopping Itu iluminou muitos corações, em clima fraterno e natalino, ao som do Coral Vozes de Itu e com o tradicional show de fogos, que também não faltou ao evento.

A expectativa era grande. Muitas crianças, jovens e adultos esperam por esse momento todos os anos. Para onde quer que se olhasse, uma coisa era comum: a ansiedade.

De um lado, vários homens envolvidos no projeto estavam uniformizados com uma camisa da árvore gigante e aguardavam o momento de ver o fruto de algum tempo de trabalho iluminar a cidade. De outro lado, os membros do Coral Vozes de Itu também estavam apreensivos com a microfonia, já que iriam cantar em um espaço aberto. E por fim, como não poderia deixar de ser, tudo deu certo!

Guilherme Martins / www.itu.com.br


Coral Vozes encanta o público

Uma atitude ousada e acertada dos organizadores foi a de convidar o Coral Vozes de Itu para cantar no estacionamento do Plaza Shopping, mais precisamente no interior da grande árvore. Um dos maiores medos era que, diante de tanto espaço, as vozes não fossem ouvidas pelo público. O aposentado Gilberto Rodrigues é tenor do coral e explica a ansiedade: "É complicado. Nós sempre cantamos sem o microfone, mas hoje será totalmente a capella, mas o desafio é o fundamento da nossa apresentação."

E os membros do coral também contavam com um grande aliado: o espírito natalino, que elevou suas vozes e resultou em uma doce, harmoniosa e competente apresentação, na qual todos puderam ouvir e se emocionar com as canções natalinas. O destaque vai para "Noite Feliz", que foi entoada pelo coral e ainda teve o apoio dos presentes. Confira!

Contagem regressiva e a árvore se acende

Logo após a canção "Noite Feliz", os profissionais que trabalharam na construção da árvore foram chamados ao palco para o tão aguardado momento de ver o trabalho concretizado. Deu-se início então a uma contagem regressiva. Logo após, as 22 pessoas envolvidas ergueram a chave de força que fez uma sirene tocar por cinco segundos que duraram uma eternidade no escuro.

Então a árvore começou a se acender em blocos e brilhar na noite ituana, tanto quanto os olhos dos presentes que avistaram essa que talvez seja a mais bonita construída nos últimos anos. Os fogos de artifício nos céus abrilhantaram ainda mais o evento por cerca de sete minutos de apresentação. Confira o vídeo!

Guilherme Martins / www.itu.com.br


A partir de hoje, você poderá ver a “nossa árvore”, todas as noites, até o dia 05 de janeiro de 2011.

Confira alguns números da maior árvore de Natal, construída em um Shopping, do mundo:

- 22 pessoas trabalharam no projeto

- Mais de 5.500 lâmpadas, distribuídas em 81 festões sustentados por cabos de aço.

- Na parte inferior da árvore, 75 metros de mangueiras com LED.

- 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares.

- Quatro tipos diferentes de desenho sequenciais nas luzes.

- Três refletores de grande potência para ambiente externo Sky Walker, que ficarão acesos desde o dia da inauguração até a chegada do Papai Noel, no dia 20 de novembro.

- Tubo principal que sustenta o enfeite tem 1,5 metro de diâmetro, 80 metros de altura e 12 metros de raiz;

- 350 toneladas de aço e concreto armado que sustentam dezenas de cabos de aço, hastes e lâmpadas;

- A estrela localizada na ponta da árvore mede 4 metros e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha.

Aproveite, divulgue e prestigie! Afinal, não é qualquer cidade que ganha um presente como esse!

Comentários