Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia do Nascituro é celebrado em Itu com reflexões em defesa da vida

Evento ocorreu no Sincomércio e contou com grande público.

Crédito: Tadeu Italiani Dia do Nascituro é celebrado em Itu com reflexões em defesa da vida
Um grupo do Movimento dos Focolares entoou uma canção exaltando o direito a vida

Na noite desta quarta-feira, dia 8 de outubro, aconteceu no auditório do Sincomércio, em Itu, um ato público em celebração ao Dia do Nascituro. A defesa da vida a uma especial atenção àqueles que ainda estão para nascer foram temas de reflexões no evento, que contou com grande público.

Estiveram presentes vereadores, ente eles Olavo Volpato – autor da Lei que Institui a data –; padres; pastores; profissionais da saúde; participantes das Igrejas Católica e Evangélica; o secretário de Turismo de Itu Osmar Barbosa; o chefe de gabinete Dito Roque, e o casal Carlos e Cláudia Ferrari, membros da Comissão Diocesana da Vida.

Após a formação da mesa de trabalho, tiveram início as reflexões. O primeiro orador da noite padre Paulo Eduardo F. Souza, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, que refletiu sobre vida do nascituro, a partir de um trecho da Bíblia, enfatizando a defesa daqueles que não tem voz para se defender, os nascituros. Em seguida houve a apresentação musical de um grupo da Igreja Evangélica.

Dando sequência ao ato, o Pastor Gediael Menezes de Castro fez sua oratória refletindo sobre um artigo intitulado “A Teologia do Neném”, onde discorreu sobre a pouca atenção que a sociedade dispensa aos nenéns.

Concluindo as reflexões sobre o Dia do Nascituro, a médica pediatra Dra. Marta Guerreiro Silva falou sobre a defesa da vida, do ponto de vista da medicina e dos aspectos legais que norteiam a profissão do médico, destacando sobre tudo a vocação para a medicina. Houve na sequência a apresentação musical de um grupo do Movimento dos Focolares que entoou uma canção exaltando o direito a vida.

O casal Fraciane e Luiz Carlos Carvalho, da cidade de Salto, e membros do Caminho Neocatecumenal, relataram aos presentes a experiência que vivenciaram ao ter um filho, pois segundo a medicina havia mais de 90% da improbabilidade da gestação e para a surpresa do casal, quando deram por si, Franciane estava gestando uma menina, que estava presente ao ato.

O ato ainda teve a participação do músico e cantor Zinho do Violão, que cantou uma música na qual o bebê fala para mãe do desejo de nascer. Essa música foi composta há 34 anos e já rendeu “bons frutos nas vidas das pessoas”, como o cantor testemunhou aos presentes.

O “Dia do Nascituro” foi instituído em Itu no ano de 2013, através da Lei nº 1.560/13 de autoria do vereador Olavo Volpato e sancionada pelo prefeito Antônio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze, no dia 8 de outubro de 2013. 

Comentários