Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia do Nascituro é celebrado com cerimônia no Colégio Divino

Evento contou com apresentação musical de alunos.

Crédito: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu Dia do Nascituro é celebrado com cerimônia no Colégio Divino
Evento sobre o Dia do Nascituro em Itu

O auditório do Colégio Divino Salvador sediou, no dia 8 de outubro, cerimônia em comemoração ao Dia do Nascituro. O evento teve início com uma apresentação musical dos alunos do Colégio, e foi marcado pelas palavras do padre Gabriel Vital, do pastor Flávio Mariano e da médica Mariângela Vicente, que abordou o tema: “A medicina em defesa da vida”.

A música “Deixe-me Viver”, de Celina Borges foi interpretada por Ana Cristina e Felipe. Também houve testemunho de uma família ituana, que mesmo aconselhada pelos médicos a interromper uma gravidez de risco, optou por preservar a vida de seu bebê, hoje, uma menina de 12 anos de idade. As atividades emocionaram a todos os presentes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas o vice-prefeito de Itu, Neto Beluci, acompanhado de sua esposa Silvana Volponi Beluci, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes.

Em seu discurso, o vice-prefeito enfatizou que, em Itu, “a preocupação não se limita à inclusão desta data no calendário e que a cidade adota uma postura atuante quando o assunto é a saúde de quem ainda está para nascer, amparando as futuras mamães e seus filhos ainda no ventre materno”. Neto destacou ainda, que a rede municipal conta com pediatras e ginecologistas em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde, e que há acompanhamento pré-natal em todos os postos de saúde e também no serviço de saúde escolar e de saúde do adolescente, com pré-natal direcionado às gestantes adolescentes, além da assistência do Ambulatório de Alto Risco.

O vice-prefeito lembrou também do projeto Nana Nenê, que incentiva o aleitamento materno, um hábito de extrema importância para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Estiveram presentes também os secretários municipais Osmar Barbosa (Turismo, Lazer e Eventos), Manoel Monteiro (Saúde) e José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários), além de vereadores e convidados.

A data

O Dia do Nascituro é organizado pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da Prefeitura de Itu, em parceria com a Comissão do Nascituro, e faz parte do calendário oficial de eventos do município, desde quando instituído em 2013, mediante tal a importância desta manifestação em defesa ao direito à vida.

A data marca uma ocasião para reconhecer e respeitar o direito à vida, desde o seio materno até seu fim natural, bem como a dignidade da mulher e a proteção das crianças.

Comentários