Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 21 de outubro de 2014

Deputados pedem a intervenção do Estado no município de Itu

Parlamentares se reuniram com promotores nesta segunda-feira.

Deputados pedem a intervenção do Estado no município de Itu
Rodrigo Moraes, junto com o seu pai José Olímpio, concede entrevista ao SBT em frente ao MP

Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de outubro, o deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC), junto com seu pai, o deputado federal José Olímpio (PP), esteve no Ministério Público de Itu em uma audiência com o objetivo de requerer a intervenção do Estado diante da grave crise no abastecimento de água na cidade.

A audiência foi realizada com o promotor Alexandre Augusto Ricci de Souza (Saúde Pública), e as promotoras Ana Helena de Almeida Prado (Patrimônio Público) e Maria Paula Pereira da Rocha (Meio Ambiente). Na oportunidade, José Olímpio também protocolou o pedido de “Tarifa Zero”. “Enquanto o povo não receber água não paga as contas”, disse o parlamentar reeleito nas eleições de 5 de outubro.

A solicitação de intervenção do município tem como fim apurar responsabilidades na prestação desse serviço público essencial, informa Rodrigo Moraes. “O prefeito precisa tratar desse assunto com seriedade e respeito ao povo, pois a água é direito do cidadão”, avisa o deputado, que também foi reeleito.

“Sabemos que a falta desse líquido está ocorrendo no Estado inteiro, mas em Itu esse problema não decorre exclusivamente do período de estiagem, vem de anos de má gestão e falta de investimentos sérios no aumento da armazenagem de recursos hídricos e construção de novas barragens, desassoreamento das já existentes e modernização dos sistemas de tratamento e distribuição”, declara o deputado estadual.

“Agora só nos resta pedir ajuda ao Governo do Estado de São Paulo, através da Procuradoria Geral, pelo descaso com que o problema da falta de água está sendo tratado, tanto pelo Poder Público Municipal quanto pela concessionária Águas de Itu, que sequer estão cumprindo a ordem judicial emanada na Ação Civil Pública”, finaliza Moraes.

Segundo o deputado Rodrigo Moraes, nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, ele estará na Procuradoria Geral para intensificar o pedido protocolado pelo Ministério Público de Itu solicitando a intervenção do Estado no município e a representação para apuração de crime de responsabilidade contra o prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze.

Abaixo-assinado

A população também está fazendo a sua parte colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que pede a intervenção do Estado no município. Na última semana, mais de três mil assinaturas foram entregues ao Ministério Público. Saiba mais!

Comentários