Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CPFL Piratininga alerta sobre cuidados durante os temporais

Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios

Com a chegada do período chuvoso aumenta a incidência de ventos e descargas atmosféricas (raios) e consequentemente os riscos para pessoas e equipamentos elétricos. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios (descargas atmosféricas), sendo o país campeão na incidência desse fenômeno no mundo. Além disso, o aumento dos vendavais tem sido sentido em quase todas as cidades paulistas. Os raios causam diversos prejuízos materiais e dezenas ferimentos graves, como queimaduras e até mortes. É preciso estar muito atento na rua ou em casa quando uma tempestade se aproxima. Os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos elétricos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica.

Tempestades elétricas são fenômenos naturais que provocam estragos e acidentes especialmente em áreas urbanizadas. Por isso, é importante estar atento a elas e cercado de cuidados, para evitar consequências negativas. Existe o perigo de a descarga atmosférica atingir uma pessoa, por meio do aparelho elétrico. Um raio pode fazer com que a seu eletrodoméstico, sua TV, computador ou até mesmo celular queime. Manusear aparelhos elétricos em áreas com água, como pias ou banheiros, por exemplo, é sempre perigoso. A alta tensão também pode chegar ao equipamento através da conexão com uma antena externa. Recomenda-se sempre desligar da tomada e retirar a conexão com a antena externa quando uma tempestade se aproxima. Para evitar riscos é aconselhável não usar aparelhos eletrônicos em locais abertos durante tempestades.

O ELAT divulgou informações que coincidem com o início da temporada de chuvas e raios no Brasil, que vai de outubro a março. O ELAT prevê aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país. Na região Sul, a elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média. O ELAT também levantou os dados sobre mortes por raios em 2014. Até o meio do mês de novembro, houve 84 fatalidades no país.

O número é levemente inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado quando foram registradas 88 ocorrências. Em recente caso ocorrido no litoral paulista, quatro banhistas morreram, em dezembro (29/12), após serem atingidos por um raio na orla de Praia Grande, sendo que outras quatro pessoas ficaram feridas. Dados do ELAT apontam que a ocorrência com mais vítimas fatais atingidas por um raio no Brasil aconteceu na década de 30, também na Baixada Santista, no município de Santos, quando seis pessoas morreram. Segundo dados do ELAT a cidade de Itu registra densidade de descargas atmosféricas de 7.83 por km²/ano.

Outro causador de problemas durante os temporais são os ventos. Além de prejuízos aos imóveis, por conta de deslocamentos provocados em telhados, antenas e fachadas, entre outros, as ventanias ainda acarretam sérios danos ao sistema elétrico. “Por conta dos fortes ventos, galhos e até árvores inteiras são arremessados na rede elétrica, além de materiais estranhos, que acabam provocando curtos circuitos e desligamentos, prejudicando o funcionamento dos aparelhos que estejam ligados ou conectados à tomada”, diz Cesar Augusto Vita Perri, gerente de Serviços de Rede, da CPFL Piratininga. A queda de galhos e de árvores tem sido uma das grandes causadoras de desligamentos na área de atendimento da distribuidora.

Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas comércios e demais construções é necessário fazer o aterramento nas tomadas e instalar equipamentos denominados de DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, conforme norma técnica da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Dispositivos como filtros de linha, estabilizadores e nobreaks também tendem a atenuar pequenas variações elétricas e picos de energia que chegam até os eletrônicos. Apesar de serem utilizados bastante em computadores, esses aparelhos também são recomendados para outros produtos.

Raios e ventos igualmente podem ocasionar o rompimento e queda de fios e cabos no solo. Os sistemas de distribuição de energia elétrica da CPFL Piratininga possuem equipamentos e para-raios e equipamentos de proteção que servem para desligar automaticamente o fornecimento de energia nos casos de queda de cabos. Mesmo assim, ninguém deve se aproximar ou tocar na fiação caída. Fora de uma residência ou comércio, os problemas com as quedas de raios estão mais ligados a fatores do ambiente do que com o uso de aparelhos eletrônicos em si. “Por isso, evite ficar ao ar livre em espaços abertos, como campos de futebol ou pastos na zona rural, e não se abrigue embaixo de árvores ou estruturas metálicas como torres. A melhor saída é procurar um abrigo fechado e seguro, podendo até mesmo ser um carro”, afirma Cesar Perri.

Dicas e cuidados para evitar acidentes durante os temporais:

· Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;

· Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares;

· Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;

· Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

· Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

· Ao ver um fio caído na rua, a pessoa deve manter uma distância segura. Não se deve se aproximar ou tocar nos cabos e deve acionar a responsável imediatamente;

· Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

· Durante temporais, evite aglomerações;

· Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

· Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

· Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres;

· Nunca fique dentro ou perto de re

Comentários