Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Conselho de Patrimônio visita obras de restauro da Igreja Matriz

Inspeção ocorreu no dia 15 de setembro.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Conselho de Patrimônio visita obras de restauro da Igreja Matriz
Atual fase das obras tiveram início em fevereiro de 2014

Na última terça-feira, dia 15 de setembro, os novos membros do Conselho Municipal de Patrimônio de Itu participaram de uma visita técnica às obras de restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária.

A visita foi acompanha do conservador-restaurador Julio Moraes, responsável por todo o trabalho que está sendo realizado no local, que detalhou a técnica que está sendo utilizada, assim como um pouco da história do que está sendo encontrado por baixo de camadas de tinta colocadas ao longo de séculos sobre a pintura original.

Esta fase das obras, que tive início em fevereiro de 2014 e têm previsão de término para 2016, está contemplando as pinturas, imagens e obras de arte que compreendem os elementos artísticos do altar-mor, capela-mor, arco do cruzeiro, altar de Nossa Senhora do Rosário, altar de São Miguel, capela do Divino Espírito Santo, capela de Nossa Senhora das Dores, capela de São Francisco, capela de Nossa Senhora da Boa Morte e capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Os altares laterais já estão em obra e neles, assim como no altar-mor, foram descobertas pinturas com cores vivas e douramentos que ressaltam aos olhos.

Participaram do encontro a diretora de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura Maria Edith Rocha Baldy, e os membros do Conselho de Patrimônio José Renato Galvão, Maria Inês Belucci, Paulo Halter, Francisco Moraes, Carla Volponi Steffen, Natália Santos de Paula Leite, Adriana Muniz do Prado, Helena Gatti Gimenes e Camila Quintanilla.

Comentários